O Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos Estados Unidos da América (NSTB) publicou pela primeira vez um vídeo de acompanhamento a um relatório final acerca de um acidente de aviação.
De acordo com a NSTB esta é uma inovação que pretende servir de formação e de alerta a toda a comunidade de pilotos, para que acidentes fatais com influência do factor humano sejam evitados.
O vídeo é construído com clara vocação formativa e não dispensa a consulta do relatório final sobre o incidente.
A NSTB assinala que pretende publicar vídeos formativos sempre que acidentes relevantes ocorrerem.
Sobre o Voo 1354
O voo 1354 era uma ligação regular de transporte de carga, da companhia de correio expresso UPS entre o Aeroporto Internacional de Louisville, no Estado do Kentucky, e o de Birmingham, no Estado do Alabama, EUA.
A 14 de Agostos de 2013, o aparelho que efectuava essa rota despenhou-se na aproximação final à pista, tendo se partido em duas partes. A cabina e parte da fuselagem da frente separou-se com o impacto tendo se imobilizado centenas de metros à frente da restante fuselagem do avião que foi entretanto consumida pelas chamas. Os corpos do piloto e da co-piloto foram encontrados já sem vida fora da cabina.
O Airbus A300F4-622R, construído em 2003 tinha a matrícula N155UP, motores Pratt & Whitney PW4000, e na altura do acidente tinha cerca de onze mil horas de voo e seis mil e oitocentos ciclos.