Obras serão retomadas no Aeroporto de Fortaleza – Novo prazo aponta para 2019

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Infraero, empresa pública concessionária da maioria dos aeroportos comerciais brasileiros, publicou hoje, quarta-feira, dia 7 de Janeiro, no ‘Diário Oficial da União’, o edital de licitação para a realização de obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, que estão interrompidas desde o início do Campeonato Mundial de Futebol, em Maio passado.

A licitação tem abertura prevista para 6 de Março e será realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações eletrónico. Estão previstas atualização e complementação do projeto executivo e a conclusão dos serviços de reforma, modernização e ampliação do terminal de passageiros, com a renovação da infraestrutura e sistemas internos do aeroporto cearense.

A obra de ampliação das instalações aeroportuárias da cidade capital do Ceará teve início em Junho de 2012 e deveria estar concluída antes da Copa do Mundo, a meados do ano passado. Segundo o edital hoje publicado, o prazo de vigência contratual é de 1.530 dias (cerca de quatro anos e dois meses) para a conclusão dos trabalhos, desde a atualização do projeto executivo até a entrega das obras.

Recorde-se que a falta de cumprimento dos prazos antes acordados levou a Infraero a montar uma estrutura provisória de tendas, no início de 2014, que acolheu, em condições razoáveis, de Maio a Julho passado, os passageiros que chegaram para assistir aos jogos da Copa do Mundo que se realizaram na cidade de Fortaleza.

O ‘puxadinho’ como se denominou esse acrescento provisório, custou 3,5 milhões de cruzeiros (cerca de um milhão e 200 mil euros) na hora da adjudicação, além de outros custos que o não cumprimento dos prazos acarretou. Em Janeiro passado, o então ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, indicou que apenas 25,1% das obras estavam concluídas.

Por isso foi montada uma estrutura de 1.200 metros quadrados, com quatro portões de embarque, coberta por tendas e refrigerada por centrais de ar condicionado. A instalação foi desmanchada após a Copa, no fim de Julho.

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, que serve a cidade de Fortaleza, tem uma pista de aterragem com a extensão de 2.545 metros de comprimento e 45 metros de largura. O terminal de passageiros tem 35.660 metros quadrados e o aeroporto tem uma capacidade anual de 6,2 milhões de passageiros/ano.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...