Obras serão retomadas no Aeroporto de Fortaleza – Novo prazo aponta para 2019

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Infraero, empresa pública concessionária da maioria dos aeroportos comerciais brasileiros, publicou hoje, quarta-feira, dia 7 de Janeiro, no ‘Diário Oficial da União’, o edital de licitação para a realização de obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, que estão interrompidas desde o início do Campeonato Mundial de Futebol, em Maio passado.

A licitação tem abertura prevista para 6 de Março e será realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações eletrónico. Estão previstas atualização e complementação do projeto executivo e a conclusão dos serviços de reforma, modernização e ampliação do terminal de passageiros, com a renovação da infraestrutura e sistemas internos do aeroporto cearense.

A obra de ampliação das instalações aeroportuárias da cidade capital do Ceará teve início em Junho de 2012 e deveria estar concluída antes da Copa do Mundo, a meados do ano passado. Segundo o edital hoje publicado, o prazo de vigência contratual é de 1.530 dias (cerca de quatro anos e dois meses) para a conclusão dos trabalhos, desde a atualização do projeto executivo até a entrega das obras.

Recorde-se que a falta de cumprimento dos prazos antes acordados levou a Infraero a montar uma estrutura provisória de tendas, no início de 2014, que acolheu, em condições razoáveis, de Maio a Julho passado, os passageiros que chegaram para assistir aos jogos da Copa do Mundo que se realizaram na cidade de Fortaleza.

O ‘puxadinho’ como se denominou esse acrescento provisório, custou 3,5 milhões de cruzeiros (cerca de um milhão e 200 mil euros) na hora da adjudicação, além de outros custos que o não cumprimento dos prazos acarretou. Em Janeiro passado, o então ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, indicou que apenas 25,1% das obras estavam concluídas.

Por isso foi montada uma estrutura de 1.200 metros quadrados, com quatro portões de embarque, coberta por tendas e refrigerada por centrais de ar condicionado. A instalação foi desmanchada após a Copa, no fim de Julho.

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, que serve a cidade de Fortaleza, tem uma pista de aterragem com a extensão de 2.545 metros de comprimento e 45 metros de largura. O terminal de passageiros tem 35.660 metros quadrados e o aeroporto tem uma capacidade anual de 6,2 milhões de passageiros/ano.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...

Instituto Superior de Aeronáutica e Turismo de Cabo Verde instalado na ilha do Sal

A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) apresentou publicamente na...