A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S. A. é centro de manutenção autorizado da Lockheed Martin para as aeronaves C-130 Hércules desde 1982. Quarenta anos depois, a OGMA continua a ser um dos 13 centros de manutenção autorizados para este tipo de aeronave de Defesa, espelhando a relação de confiança e o compromisso consolidado entre a OGMA e este fabricante aeronáutico.
A OGMA e a Lockheed Martin construíram e reforçaram esta relação numa verdadeira parceria que permitiu à empresa portuguesa enfrentar os vários desafios colocados por operadores de C-130 espalhados pelo mundo. A oportunidade de partilhar experiências, o conhecimento consolidado e o compromisso entre as equipas da OGMA e da Lockheed Martin tornaram possível alcançar este marco histórico.
“A OGMA orgulha-se de assinalar 40 anos de ligação com a Lockheed Martin como Centro de Manutenção Autorizado para C-130H. Mais do que uma simples efeméride, este é um momento de reconhecimento de uma relação que muito nos orgulha. Queremos continuar esta parceria de confiança com a Lockheed Martin por, pelo menos, mais 40 anos”, afirma Alexandre Solis, presidente executivo da OGMA.
“É necessário um sistema global de apoio para assegurar que a frota mundial de C-130 Hércules esteja pronta para cumprir e mostrar a sua reputação. Graças a parceiros como a OGMA, podemos oferecer um robusto sistema de apoio que abrange todo o mundo para ajudar a frota mundial de C-130H a atingir verdadeiramente altos voos. Parabéns à equipa da OGMA por ter alcançado este marco verdadeiramente hercúleo e é uma honra contar com ela como parceira, pois ambos trabalhamos para apoiar o poderoso C-130”, afirma Trish Pagan, vice-presidente de Programas Internacionais, Mobilidade Aérea e Missões Marítimas da Lockheed Martin, a propósito desta efeméride.
Com sede em Bethesda, Maryland, a Lockheed Martin Corporation é uma empresa global de segurança e aeroespacial que emprega aproximadamente 114 mil pessoas em todo o mundo e está principalmente envolvida na investigação, conceção, desenvolvimento, fabrico, integração e sustentação de sistemas, produtos e serviços de tecnologia avançada.
Fundada a 29 de junho de 1918, a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S. A. comemorou em 2018 100 anos de existência. A empresa assenta a sua atividade em duas áreas de negócio – Manutenção, Reparação e Revisão Geral de Aeronaves e de Motores e Componentes de Aviação Civil e de Defesa, e Fabrico e Montagem de Aeroestruturas para aeronaves civis e militares. Desde a privatização, concretizada em 2005, a OGMA é detida em 65% pela Airholding SGPS (100% EMBRAER) e em 35% pela idD Portugal Defence (100% Estado Português).
não sou porta-voz da FAP mas não tinha ficado mal referir no press release que o evento agora efusivamente celebrado teve origem na gestão militar da OGMA, funcionando assim desde 1982 até 2005, ou seja 23 dos tais 40 anos… e foi nesses tempos que se esticaram os C-130 por exemplo