A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal iniciou a entrega dos componentes destinados ao segundo avião KC-390 de série. Pouco mais de seis meses depois do envio dos componentes da primeira aeronave de série de um conjunto de 28, destinadas à Força Aérea Brasileira, a OGMA dá um novo contributo para que a aeronave de transporte multimissão concebida pela Embraer se torne uma realidade a partir de 2018, anunciou nesta quarta-feira, dia 26 de julho, a fábrica portuguesa.
Nas instalações da OGMA em Alverca são produzidos os 10 painéis que constituem a fuselagem central do avião, as carenagens do trem de aterragem (sponsons) bem como os painéis em compósito que formam o seu revestimento. O transporte destes componentes exige uma operação de logística e de transporte excecional, com os componentes estruturais de maior envergadura a serem transportados em camiões especiais até ao Porto de Lisboa, seguido por via marítima rumo ao Brasil, com destino à fábrica da Embraer, localizada em Gavião Peixoto, no Estado de São Paulo.
Destaque para a competência técnica e humana da OGMA
Para Ana Isabel Fernandes, administradora da OGMA, “a entrega do segundo kit de componentes para a produção em série do KC-390 espelha a competência técnica e humana da OGMA no domínio das Aeroestruturas e sublinha o papel que vem desempenhando desde o arranque do projeto para que o KC-390 seja um marco incontornável no panorama aeronáutico internacional”.
Este é um dos projetos mais ambiciosos da Embraer e tem Portugal como maior parceiro internacional. Presente desde a fase inicial de conceção da aeronave, a OGMA tem contribuído decisivamente para o sucesso desta aeronave, nomeadamente no desenvolvimento e gestão de uma cadeia de fornecimento sustentada, competitiva e flexível, preferencialmente nacional.
A empresa líder da indústria aeronáutica portuguesa tem a seu cargo o fabrico da fuselagem central, fabrico e montagem dos sponsons direito e esquerdo (conjuntos com cerca de 12 metros de dimensão que compõem a carenagem do compartimento do trem de aterragem) bem como dos lemes de profundidade. Estas peças são fabricadas em material compósito e ligas metálicas.
Na fase de industrialização deste programa aeronáutico, a OGMA investiu 35 milhões de euros, dos quais se destaca a aquisição de uma rebitadora automática que permite a incorporação de automação nos processos de montagem e diminui o ciclo de produção.
O KC-390 é uma aeronave de transporte multimissão desenvolvida pela Embraer, preparada para responder às mais variadas missões, nomeadamente busca e salvamento, transporte e lançamento de cargas e tropas, combate a incêndios, reabastecimento em voo e evacuação médica, e para aterrar inclusive em pistas semi-preparadas.