Peso da indústria e a inovação na formação de recursos especializados em foco no PAS2022

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, abriu nesta quinta-feira, dia 13 de outubro, o segundo dia do Portugal Air Summit 2022. Mais de 200 alunos do Agrupamento de Escolas da região assistiram ao painel de debate ‘Space Careers’, promovido pela Ciência Viva e Município de Ponte de Sor, sobre as oportunidades de emprego nos setores do Espaço, Defesa e Aeronáutica. Foram também pré-selecionadas duas start-ups, Beyond Vision e a Get Explor, para o pitch final amanhã, no âmbito do programa de incubação e aceleração BOOST. Marco Capitão Ferreira, secretário de Estado da Defesa Nacional, encerrou mais um dia de cimeira.

“A sustentabilidade na aviação”, “A importância de Portugal na Cadeia de Valor do Setor Aeronáutico” e a “Importância da aviação para a Defesa Nacional” foram alguns dos temas que deram o mote à programação de conferências e intervenções do segundo dia. Estes momentos acontecerem nos palcos ANAC e NAV e juntaram intervenientes chave como Marcos Perestrello, Presidente da Comissão da Defesa Nacional, João Lousada, Diretor de Voo da GMV, Assunção Cristas, Of Counsel responsável da Plataforma de Serviços Integrados ESG e da área Ambiente e João Lourenço, Engenheiro de Simulação da Althima, entre outros.

Na sessão de abertura desta quinta-feira, Isabel Ferreira (foto acima), a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, elogiou a estratégia de desenvolvimento do Cluster Aeronáutico de Ponte de Sor, que classificou como “inspirador pela capacidade de criar postos de trabalho diretos, algo essencial para o desenvolvimento económico da região do Alentejo e também do País”. Destacou igualmente a importância das Agendas Mobilizadoras para Portugal, que o concelho de Ponte de Sor integra, com destaque para a ‘Aero.next’, responsável pela produção da primeira aeronave portuguesa, cujos “efeitos multiplicadores terão um impacto muito positivo no cluster Aeronáutico nacional”.

Marcos Perestrello, presidente da Comissão da Defesa Nacional, um dos oradores presentes neste segundo dia de conferências, centrou a sua intervenção na importância da aviação para a defesa nacional, enfatizando que “a vigilância do espaço aéreo, o patrulhamento da zona marítima, as missões de reconhecimento e vigilância, o transporte aéreo urgente de doentes, o transporte de órgãos e as operações de resgate e salvamento são alguns dos maiores exemplos do papel do poder militar aéreo na defesa do nosso país”.

No encerramento, o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, referiu que “a Defesa sempre teve interesse nos setores que apoiam a sua atuação, nomeadamente aeronáutica e Aeroespacial”, acrescentando que o Ministério da Defesa Nacional é parceiro do Portugal Air Summit desde a sua primeira edição. “Olhamos para esta iniciativa como um motor importante para atrair e formar quadros ativos no setor, e como um momento que representa uma forte parceria entre o setor público e privado, ou seja, entre a aviação civil e a aviação militar”. Destacou ainda a importância da aviação espacial, um setor em amplo crescimento, cujo desenvolvimento está estreitamente ligado com o setor da Defesa. Terminou a intervenção elogiando o papel das autarquias, nomeadamente Ponte de Sor, ao nível da formação de quadros qualificados nos três setores.

 

BOOST – Programa de incubação e aceleração de start-ups

Estreou esta quinta-feira a primeira edição do BOOST, o programa de incubação e aceleração de start-ups do Portugal Air Summit. Perante a qualidade dos projetos apresentados, os quatro mentores ligados à indústria e ao financiamento – Mia Jafari, fundadora de ecossistemas e fundadora da Yogipreneurs; Frederico Fernandes, partner associado da WIZE; Hugo Espírito Santo, partner da McKinsey; e Olga Fleming, FDI & PPP Strategist – selecionaram a Beyond Vision e a Get Explor para o pitch final de sexta-feira.

O dia foi também marcado pela mentoria, com a realização de masterclasses centradas nas técnicas de pitch e em desenvolvimento de modelos de negócios adequados às expetativas dos investidores da indústria, seguindo a fase de prática. Na sexta-feira, dia 14 de outubro, as duas start-ups, Beyond Vision e a Get Explor, vão subir ao palco do Portugal Air Summit e apresentar os seus projetos, numa sessão que será transmitida em mais de 60 países. Em janeiro próximo, ambas terão acesso direto à ‘FuturAvia’, no Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

A par do programa de conferências, a preparação para o Air Show de sábado, 15 de outubro, do ‘Team Raven’, foi o centro das atenções de alunos, spotters e entusiastas.

 

Programa do terceiro dia (sexta-feira) do Portugal Air Summit 2022

Pela primeira vez, o Alto Alentejo recebe a aterragem de um A320 da SATA, de transporte de passageiros, a partir da 13h30, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, e a passagem aérea do Airbus A321 da TAP Air Portugal, ao início da tarde, que enverga a pintura retro da companhia, dois momentos únicos que ficarão para a história do Portugal Air Summit.

A sessão de abertura estará a cargo de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial. Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, e Hugo Santos Mendes, secretário de Estado das Infraestruturas, encerrarão o terceiro e último dia de conferências da maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica