A Airbus Helicopters recebeu da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA), em dezembro passado, a certificação para o novo peso máximo de descolagem (MTOW) do H145. O helicóptero teve sua capacidade aumentada e poderá transportar 50 quilogramas a mais, totalizando as 3,7 toneladas.
O H145 com o novo peso máximo de decolagem estará disponível para os clientes ainda no início de 2016. E como a melhoria não requer modificações estruturais ou novos equipamentos, não haverá custos adicionais.
“Ao aumentar o peso máximo de decolagem, estamos melhorando a capacidade de missão do H145 para todos os operadores, mas principalmente para os serviços de emergência médica (EMS), de vigilância e missões offshore, pois nessas atividades o aumento da carga útil e alcance máximo estão diretamente ligados à eficácia das operações”, disse Manfred Merk, chefe do programa do H145 da Airbus Helicopters. “O novo peso reverte maior capacidade ao helicóptero, seja para transporte de mais carga útil ou de mais combustível”, completou.
O H145 é o helicóptero mais avançado de sua família, com motores Arriel 2E, rotor de cauda envolto em Fenestron® full-composite, e o inovador sistema de aviónicos digitais Helionix® com piloto automático de 4 eixos.
A frota global do H145 já acumulou mais de 11.000 horas de voo desde a primeira entrega, em julho de 2014. Atualmente, mais de 50 helicópteros do modelo já estão em operação em 14 países.
No Brasil os helicópteros Airbus são comercializados pela Helibras.
A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Grupo Airbus, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas com a defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
A fábrica da Helibras em Minas Gerais, que emprega mais de 640 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e comercializa diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar.
- Foto: Airbus Helicopters/Anthony Pecchi