Pessoal de Voo da TAP discute nova proposta da empresa em AG no dia 29 

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que convocou uma greve de tripulantes da TAP no início do mês, marcou uma assembleia-geral (AG) de emergência para a próxima quinta-feira, dia 29 de dezembro, para discutir a proposta da empresa.

“A Mesa da Assembleia Geral marcou uma AG [assembleia-geral] para dia 29, às 09h00, na Ordem dos Contabilistas Certificados”, informou o sindicato, em comunicado aos associados.

Recorde-se que este sindicato levou a cabo uma greve de tripulantes da TAP nos dias 8 e 9 de dezembro, que levou a companhia aérea a cancelar previamente 360 voos e teve um impacto estimado total de oito milhões de euros.

O sindicato aprovou ainda a marcação de, pelo menos, mais cinco dias de greve até 31 de janeiro.

A Administração da TAP e o SNPVAC têm estado reunidos em negociações nos últimos dias, no seguimento das reivindicações apresentadas pelo sindicato.

“Perante o atual cenário das negociações ainda em curso, a direção [do sindicato] solicitou à Mesa a marcação de uma assembleia geral de emergência, o mais breve possível, comprometendo-se a enviar a proposta da TAP à Mesa, 48 horas antes da referida Assembleia, para que esta a faça chegar a todos os associados, em tempo útil, para que todos possam analisar o documento previamente”, informou o SNPVAC em comunicado enviado aos associados.

Na segunda-feira, dia 19 de dezembro, a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, disse aos jornalistas que as negociações estão no bom caminho e que acredita ser possível evitar mais dias de greves.

“Apesar de não acompanharmos o entusiasmo da atual CEO [presidente executiva], a verdade é que as reuniões têm decorrido na base do diálogo, com os avanços e recuos normais destas negociações”, referiu o sindicato.

A assembleia geral de emergência tem como objetivo prestar esclarecimentos sobre a proposta da TAP e as negociações que decorrem, “para que os associados – soberanos nas suas decisões – possam decidir de forma esclarecida e em consciência”, vincou o sindicato no comunicado a que a agência de notícias ‘Lusa’ teve acesso.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica