O português Jorge Loureiro venceu como melhor piloto na categoria Desportivo no ‘Open de Espanha’ disputado no aeródromo de La Matilla em Valladolid (Castilla e León), no contexto do campeonato de Espanha de Voo Acrobático (CEVA) 2022, organizado pela Real Federación Aeronáutica Española (RFAE) e pelo Club Acrobático Central.
O piloto português, nascido em Vila Franca de Xira, cresceu em Alenquer e agora vive e trabalha em Évora como instrutor de voo e participou pela primeira vez neste campeonato impondo-se aos pilotos espanhóis Raquel Martin e Juan Pérez, numa emocionante competição em que Loureiro foi mais consistente nos diferentes programas voados na sua categoria conseguindo um total de 2.125,496 pontos (66%). Martín de Salamanca, conseguiu 2.075,003 pontos (64,44 %), seguido de Pérez, com 1.980,666 pontos (61,51%) no terceiro lugar.
O campeonato de Espanha é uma prova anual em que competem os melhores pilotos nacionais nas diferentes categorias de acordo com o seu nível: Elementar, Desportivo, Intermédio, Avançado e Ilimitado. Os pilotos devem mostrar o seu nível de precisão e reproduzir nos seus aviões as figuras que são pedidas em cada um dos programas da competição. O voo acrobático com motor é a disciplina mais espetacular nos desportes aéreos. Nesta edição do CEVA, também, foram disputados os ‘Open de Espanha’ com boa presença internacional.
Podem consultar as classificações completas destas três categorias no site do Campeonato de Espanha de Voo Acrobático: RESULTADOS.
Pelo terceiro ano consecutivo, as emissões do combustível de aviação foram compensadas ao apoio da Air BP, fornecedor oficial do combustível do campeonato. A Air BP compensará as emissões de combustível de aviação apoiando projetos de redução de carbono em todo o mundo.