Os pilotos da Portugália Airlines, companhia subsidiária da TAP SA, deliberaram em assembleia-geral realizar uma greve, cujo pré-aviso será emitido nos “próximos dias”, segundo um comunicado interno do Sindicato Independente de Pilotos de Linhas Aéreas (SIPLA) a que a agência de notícias ‘Lusa’ teve acesso nesta quinta-feira, dia 2 de março.
“Foi votada por maioria (111 votações a favor, cinco contra e uma abstenção) a declaração de greve”, lê-se num comunicado enviado pelo SIPLA aos seus associados.
A greve foi decidida na quarta-feira (dia 1 de março), numa assembleia-geral extraordinária do sindicato, realizada em Lisboa, na qual estiveram representados, no total, 117 associados e onde foi apresentado “o ponto de situação da negociação do Acordo de Empresa e foi discutido e votado o recurso à greve”.
Nos termos do comunicado, o pré-aviso de greve será emitido “no decorrer dos próximos dias”.
“A assembleia foi sensível à recente nomeação do diretor-geral da Portugália (LINK notícia relacionada), por este motivo, foi alargado o período mínimo legal do pré-aviso de greve, permitindo mais tempo útil para resolução do impasse negocial”, lê-se ainda no documento.