Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) da República de Cabo Verde anunciou nesta segunda-feira, dia 15 de abril, uma greve nacional de cinco dias, entre os próximos dias 25 e 29 do corrente mês, dos pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines, tendo no centro das reivindicações a melhoria das condições de trabalho.

“Após esgotadas todas as vias e possibilidades de diálogo com o Conselho de Administração da TACV, anunciamos uma greve nacional dos pilotos da TACV com início às 00h00 do dia 25 de Abril até às 23h59 do dia 29”, precisa em comunicado.

A mesma fonte esclarece que esta greve não é apenas uma questão de reivindicar melhores condições para a classe, uma vez que é estendida a todos os tripulantes, de modo a garantir a segurança e a qualidade dos serviços aéreos prestados aos passageiros.

“É uma medida de último recurso, motivada pelos sucessivos incumprimentos da parte da empresa em responder aos direitos laborais da classe e indisponibilidade mostrada da parte do actual Conselho de Administração para um processo de diálogo e negociações”, justifica.

Em declarações à agência cabo-verdiana de notícias ‘Inforpress’, o presidente do SNPAC, Edmilson Aguiar, avançou que a negociação com a empresa acontece há mais de dois anos e sem nenhum avanço, pelo que se vai avançar com a greve.

Dez pilotos já abandonaram a TACV por falta de condições de trabalho

“Não é uma decisão tomada à pressa, foi devidamente analisada, e com a saída de muitos pilotos da empresa corremos  sérios riscos de estrangulamento da aviação em Cabo Verde”, notou o sindicalista, informando que, segundo dados dos sindicatos, dez pilotos já abandonaram a companhia.

“As condições de trabalho da tripulação são precárias, não temos progressão natural na carreira, que está regulamentada, e também temos uma certa reserva em relação ao futuro da empresa com o actual conselho de administração”, acrescentou.

Edmilson Aguiar avançou ainda que o pré-aviso de greve foi entregue nesta segunda-feira na direção dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), no Ministério dos Transportes e na Direcção Geral do Trabalho.

Mais detalhes sobre os motivos da greve dos pilotos da TACV, segundo Edmilson Aguiar, serão avançados durante a conferência de imprensa marcada para esta quarta-feira, dia 17 de abril.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Airbus Atlantic vai contratar neste ano mais 50 técnicos para a unidade do norte de Portugal

A Airbus Atlantic Portugal vai contratar mais 50 colaboradores...

Pilotos apoiam parecer da administração da SATA sobre a privatização da Azores Airlines

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de...

Sindicatos criticam proposta da OGMA – Trabalhadores reúnem-se em plenário

Três sindicatos voltaram a criticar, em véspera de plenário...

LAM já pode transportar carga aérea de Moçambique para Lisboa

A Confederação das Associações Empresariais de Moçambique (CTA) diz...