Pilotos dizem que o novo ministro não está preparado para lidar com o dossiê TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de Portugal criticou nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro, a posição tomada pelo ministro das Infraestruturas, João Galamba (na imagem de abertura), numa reunião com a elementos da direção daquela estrutura sindical, a propósito do Plano de Reestruturação da TAP Air Portugal e da situação que se tem vivido nas últimas semanas na companhia aérea de bandeira nacional.

O comandante de linha aérea Tiago Faria Lopes, presidente do SPAC, em declarações à agência noticiosa ‘Lusa’ disse ter ficado desagradado com o resultado do encontro.

“O motivo desta reunião era apresentarmo-nos e discutir algumas preocupações que temos em relação ao grupo TAP. O ministro João Galamba não nos deu tempo”, criticou Faria Lopes.

“Um ministro, aliás, que desculpa os erros de gestão com os supostos lucros da TAP Air Portugal em 2022”, apontou, salientando que o governante “culpabiliza os maus resultados da TAP” com “a massa salarial dos trabalhadores, nomeadamente dos pilotos”.

“Recordamos que esses lucros muito advêm dos cortes salariais” e “do aumento dos preços”, salientou o presidente do SPAC, garantindo que “o grupo IAG aumentou a massa salarial para 21,5%, a Lufthansa para 24% e o grupo KLM Air France para 31%, sendo que a TAP diminui de 21% para 14,3% escudando-se na União Europeia”.

“O que a União Europeia fez foi pedir à TAP para reduzir custos, mas isso não significa salários apenas”, referiu.

“E o ministro que abandona uma reunião de apresentação de uma forma inaudita, penso que não está preparado para o dossiê que é a TAP Air Portugal. E se nós estávamos muito preocupados, neste momento estamos muitíssimo preocupados”.

Quantos às negociações com a TAP, Tiago Faria Lopes mostrou-se um pouco mais otimista, dizendo que acredita ser possível ultrapassar “problemas internos operacionais”, já que os contactos prosseguem agora com a Comissão Executiva da companhia.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...