A procura por profissionais habilitados com formação adequada para desempenhar funções nas áreas das carreiras técnicas no setor aeronáutico tem sido enorme nos últimos anos, com diversas empresas nacionais no mercado, além de outras de âmbito internacional, instaladas ou não em Portugal, que procuram, no nosso País, de forma permanente, novos talentos para os seus quadros, com excelentes propostas de trabalho.
Está no cluster da Aviação, Espaço e Defesa a grande resposta para os jovens que saltam dos bancos das escolas secundárias para as universidades e institutos politécnicos para ingressarem num curso superior ou técnico atraente e que garante empregabilidade, numa carreira cada vez mais interessante nos dias de hoje, graças aos progressos que a ciência tem introduzido em todo o setor.
Em Portugal trabalham engenheiros e técnicos de manutenção aeronáutica que são constantemente chamados para o estrangeiro e que podem escolher à vontade o seu local de trabalho, noutras geografias, normalmente com salários mais interessantes do que estariam à espera. Tudo resultado da grande procura e da, também, grande qualidade de ensino das nossas universidades e de outros estabelecimentos de ensino superior, implantados no mercado internacional.
O Portugal Air Summit (PAS 2024), que se realiza entre os dias 10 e 13 do próximo mês de outubro, é o local onde toda essa oferta formativa está, habitualmente, ao dispor de quem pretende escolher e avaliar as propostas para continuar os seus estudos, em vias profissionalizantes com garantia imediata de emprego. As empresas ligadas à Aviação, Espaço e Defesa, duma maneira geral, anunciam novas admissões durante todo o ano, em profissões que garantem perspetiva de evolução técnica, mobilidade e sustentabilidade que, dificilmente, encontramos em outros setores.
Por todas estas razões, os jovens entusiastas da aviação, com alguma vocação para estas lides, têm procurado nos últimos anos o Aeródromo de Ponte de Sor, por ocasião do PAS. Embora para muitos, o Festival Aéreo do fim-de-semana seja o grande aliciante da viagem a terras alentejanas, para outros a oportunidade de conhecerem a oferta das universidades, institutos politécnicos e escolas de aviação, nacionais e estrangeiras, é também uma importante motivação para esta deslocação e para um agradável passeio que pode ser marcante para a vida dos nossos futuros engenheiros e técnicos aeronáuticos.