O primeiro-ministro português, António Costa, anunciou nesta terça-feira, dia 17 de março, que Portugal irá suspender as ligações aéreas de fora e para fora da União Europeia a partir das 00h00 de quinta-feira, dia 19, por um período de 30 dias, devido ao surto da pandemia do novo coronavírus/Covid-19.
“A partir das 24h00 de amanhã estarão suspensos todos os voos internacionais para fora do espaço da União Europeia e de fora do espaço da União Europeia com destino a qualquer aeroporto nacional”, anunciou António Costa, em conferência de imprensa na Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, em Lisboa, depois de um Conselho Europeu Extraordinário, que decorreu por videoconferência.
As exceções, acrescentou, serão os países extra-comunitários onde há “forte presença de comunidades portuguesas”, como Canadá, Estados Unidos, Venezuela e África do Sul, e os países de língua oficial portuguesa. Em relação a estes não será possível voar para a República de Cabo Verde, já que o país proibiu os voos de Portugal (LINK notícia relacionada).
No entanto, no caso concreto do Brasil, as rotas serão restritas às cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, sendo suspensas todas as outras.
“Quanto às fronteiras internas, foi reafirmado o princípio da liberdade de circulação dentro da União Europeia, salvo situações pontuais que têm vindo a existir e ficou acordado que não haveria medidas unilaterais”, disse, apontando o exemplo das restrições já acordadas bilateralmente entre Portugal e Espanha.
Recorde-se que os Estados Unidos da América criaram um dispositivo de proibição de voos da Europa para o País, com algumas exceções, tendo a TAP anunciado aos agentes de viagens que os seus voos serão cancelados esta semana; para a Venezuela, presentemente, a TAP está proibida pelo governo de Nicolas Maduro de voar por alegadas razões de segurança (os voos eram feitos com equipamento da Euro Atlantic Airways); para a África do Sul desde há alguns anos que não existem voos de Lisboa para esse país.
- Mais notícias sobre a pandemia do Novo Coronavírus/Covid-19 – LINK