O presidente executivo (CEO) da Avianca Colombia, Hernán Rincón, anunciou na noite desta quarta-feira, dia 24 de abril, em Bogotá, que vai deixar as funções que desempenha na companhia desde há três anos, no final do corrente mês de abril.
Hernán Rincón alega numa carta divulgada esta noite (ver texto abaixo em espanhol) que o trabalho para que foi contratado está terminado e que deixa a Avianca com um plano e projecto para viver mais um centenário, tal como lhe tinha sido pedido há três anos.
Entretanto, ao princípio da noite desta quarta-feira, em Bogotá, já madrugada de quinta-feira na Europa, a Avianca distribuiu um comunicado em que confirma a pretensão de Hernán Rincón abandonar a presidência executiva da empresa aérea colombiana. A Avianca adianta que já está a trabalhar com uma empresa exterior para recrutar o novo CEO, lugar que será desempenhado, de forma interina, após a saída de Rincon, pelo secretário-geral Renato Covelo, que desde dezembro de 2016 desempenha funções de vice-presidente e Conselheiro Geral da Avianca. Para o lugar de Renato Covelo, também em posição interina, foi indigitado Richard Galindo.
A Avianca é a segunda companhia aérea comercial mais antiga a nível mundial, depois da holandesa KLM, tendo sido fundada a 5 de dezembro de 1919.
- Notícia atualizada às 00h25 UTC de quinta-feira, dia 25 de abril de 2019