A LATAM Airlines Brasil começou a operar voos regionais na América do Sul com o seu primeiro A320neo (matrícula PT-TMN), configurado com 174 assentos em classe Económica, anunciou nesta segunda-feira, dia 7 de novembro, a transportadora aérea brasileira. Com isso, a companhia estreou oficialmente as operações aéreas internacionais do primeiro A320neo das Américas. A aeronave havia sido entregue oficialmente pela Airbus ao Grupo LATAM Airlines no final de agosto, em Toulouse (França).
O primeiro voo internacional da aeronave foi realizado entre São Paulo/Guarulhos e Buenos Aires/Aeroparque. Na América do Sul, a aeronave poderá servir outros destinos como Buenos Aires/Ezeiza, Córdoba, Rosário, Santiago, Lima, Montevidéu, Assunção e Bogotá.
Em paralelo, o Grupo LATAM Airlines está prestes a receber a sua segunda aeronave A320neo, que já está pintada e em fase final de produção na fábrica da Airbus, em Hamburgo (Alemanha).
A exemplo do primeiro A320neo das Américas, a segunda unidade (que terá a matrícula PT-TMM) também será operado pela LATAM Airlines Brasil, inicialmente em rotas domésticas de Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Cuiabá, Goiânia, Foz do Iguaçu, João Pessoa, Viracopos/Campinas, Vitória e Natal. A partir de janeiro de 2017, o avião também passará a voar em rotas regionais na América do Sul.
O A320neo é uma aeronave de grande eficiência de combustível, equipado com motores ‘Pratt & Whitney Pure Power PW1100-JM’ e tecnologias mais recentes, como estarem equipadas com sharklets nas pontas das asas. Em conjunto, esses dispositivos proporcionam uma economia de combustível 15% superior aos modelos anteriores.
Ao todo, o Grupo LATAM espera receber um total de 55 aeronaves deste modelo, o que implica que ele terá um papel relevante na sua frota, apoiando operações domésticas em uma rede de destinos única na América Latina.