Primeiro Airbus A330-900neo fez viagem inaugural de mais de quatro horas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

O primeiro dos três aviões que serão utilizados como protótipos para testes dos novos modelos A330neo da construtora aeronáutica europeia Airbus fez o seu voo inaugural nesta quinta-feira, dia 19 de outubro. O voo, que teve a duração de 04h13m foi um sucesso e correspondeu às expectativas da fábrica e dos líderes do projeto.

O primeiro A330neo a descolar em Toulouse/Blagnac, na França, ostenta o registo de série de fábrica 1795 e é a nova variante da gama A330. Trata-se da versão 900 que terá capacidade para transportar 287 passageiros em três classes segundo as recomendações do construtor. A versão 800 terá menos lotação, permitindo 257 poltronas em três classes de serviço.

Uma das grandes novidades deste novo avião é a motorização. Está equipado com dois motores Rolls-Royce Trent 7000, o motor mais potente da fábrica britânica para os aparelhos de longo curso da Airbus, e também o mais económico, já que integra a tecnologia mais moderna neste tipo de máquinas, o que permitirá poupar cerca de 25% de combustível em relação aos atuais A330 em operação. A produção dos novos motores sofreram um atraso considerável, o que levou ao adiamento do lançamento do A330neo, que só deverá estar certificado a meados do próximo ano. O primeiro cliente, como já tem sido referido inúmeras vezes, será a companhia portuguesa TAP Air Portugal que espera estrear o aparelho nas suas rotas de longo curso no segundo semestre de 2018.

A tripulação do primeiro voo foi constituída pelos pilotos de ensaio e teste Thierry Bourges e Thomas Wilhelm e pelo engenheiro de voo Alain Pourchet. A bordo, a monitorizar os dados de voo e com atenção a todos os sistemas que contribuem para o desempenho do novo avião, estiveram os engenheiros de testes Jean-Philippe Cottet (lidera esta fase de treinos), Emiliano Requena Esteban e Gert Wunderlich.

O programa de produção da nova gama dos A330 foi lançado em 2014. Nos próximos seis meses estarão em testes três aviões que poderemos considerar como protótipos, se bem que o Airbus A330, que está na base deste novo aparelho, já voa há muitos anos com boa aceitação nas linhas de longo curso em todos os continentes.

Fabrice Brégier, diretor de Operações da Airbus e presidente executivo da Divisão de Aviões Comerciais da Airbus considerou que este primeiro voo do A330-900neo, anima a construtora para prosseguir os seus objetivos, e numa jornada de contínua inovação. Agradeceu a todos quantos estão emprenhados no Programam do A330neo, e reforçou a intenção de no segundo semestre de 2018 estar a entregar os primeiros aviões desta nova gama da Airbus.

Até esta data 12 empresas apresentaram à Airbus 212 encomendas firmes de compra do novo avião da construtora europeia.

 

Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...