Primeiro avião Dash 8-400 da TAAG esperado nesta segunda-feira em Luanda

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A construtora de aviões De Havilland Canada entregou na sexta-feira, dia 26 de junho, a primeira das seis aeronaves Dash 8-400 à TAAG – Linhas Aéreas de Angola. A chegada a Luanda está prevista para as 13h30 locais desta segunda-feira, dia 29 de junho.

O novo avião, que viaja sob o registo C-GKXM do Canadá, iniciou a viagem no sábado, dia 27. Descolou do aeroporto que serve as linhas de montagem da construtora canadiana De Havilland, na cidade de Toronto, na província do Ontário, e fez escalas em St. John’s, na Terranova (Canadá), e na ilha de Santa Maria, no arquipélago português dos Açores, onde a tripulação pernoitou no sábado. Neste domingo descolou pela manhã para Nouakchott, na Mauritânia, para novo reabastecimento de combustível, tendo ao princípio da tarde retomado viagem em direção a Abidjan, na Costa do Marfim, onde avião e tripulação pernoitam novamente, antes de empreender a etapa final, com destino à capital angolana, estando prevista a chegada ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, nesta segunda-feira, dia 29 de junho, pelas 13h30 locais. Quem estiver interessado em assistir em direto à chegada do primeiro Dash 8-400 da TAAG pode acompanhar através das plataformas de Facebook e Instagram da Angolan Aviators., que estarão a transmitir desde as 11h30 (hora de Angola/menos uma UTC)

Após a chegada haverá uma cerimónia oficial, com a presença do ministro dos Transportes, Ricardo Viegas Abreu, e de responsáveis pela gestão da companhia aérea, entre outras entidades relacionadas com o sector aeronáutico em Angola. A aeronave será desalfandegada em Angola, e deverá receber o registo D2-TFA.

A encomenda dos novos aviões regionais da TAAG foi divulgada em 18 de junho de 2019 durante a cerimónia de assinatura do contrato no salão aeronáutico internacional ‘Paris Air Show’, em França, com a presença de Ricardo Viegas Abreu, ministro dos Transportes de Angola, David Curtis, presidente da empresa de leasing de aeronaves Longview Aviation Capital e de Todd Young, Diretor de Operações da De Havilland Canada.

 

Imagem que assinala a concordância de pessoal da linha de montagem da De Havilland Canada quanto às boas condições da aeronave para entrega ao seu cliente.

Entrega delegada da aeronave sem a presença de responsáveis da companhia aérea angolana

“É com satisfação que anunciamos que a TAAG recebeu a sua primeira aeronave Dash 8-400, que foi concluída através de um processo de entrega delegada”, disse Todd Young, administrador executivo para as Operações (COO) na ‘De Havilland Canada’. “Face às atuais restrições enfrentadas por muitos países devido às restrições nas deslocações entre países e à necessidade que a TAAG manifestou em receber as aeronaves para reiniciar os serviços aéreos regionais, desenvolvemos um processo de entrega remota para apoiar os esforços de recuperação de nossos clientes”, explicou o executivo da fábrica canadiana de aviões.

Todd Young, COO da De Havilland, à direita, acompanhado por Sameer Adam, vice-presidente da construtora aeronáutica canadiana para os mercados da Europa, Médio Oriente, África e Rússia.

“A aeronave Dash 8-400 comprovou sua confiabilidade e flexibilidade nos ambientes mais desafiadores da África, incluindo as regiões quentes e arenosas do norte da África e as Terras Altas da Etiópia. A capacidade operacional alta e quente da aeronave, juntamente com a velocidade e o conforto do jato – mantendo a economia do turboélice – são adequados para a África e contribuem para a diversificada base de clientes da aeronave. Estamos confiantes de que a aeronave Dash 8-400 é ideal para atender e exceder os requisitos da TAAG, e damos as boas-vindas à companhia aérea nesta nossa família de mais de 70 clientes e operadores – muitos dos quais atualmente estão usando a aeronave Dash 8-400 para reiniciar os voos, e, também, a utilizaram para entregar bens essenciais e proceder a transportes sanitários ou de emergência durante a pandemia”, acrescentou Todd Young.

Os aviões Dash 8-400 da TAAG apresentam uma cabina com duas classes. Na imagem vemos a da Classe Executiva que tem 10 assentos bastante espaçosos.

Os seis aviões Dash 8-400 que passam a integrar a frota da TAAG têm lotação para 74 passageiros numa cabina bastante moderna, desenhada especialmente para a TAAG, atendendo às especificidades do seu serviço e dos seus clientes. Tem duas classes de serviço: uma Executiva com dez assentos com maior espaçamento e uma Económica com 64 cadeiras. Tem dois sanitários, um à frente e outro atrás, assim como espaços para acondicionamento de refeições e bebidas, específicos para cada classe de serviço. As bagageiras são, também, bastante espaçosas.

 

 

  • Fotos © De Havilland Aircraft of Canada
  • Texto corrigido e atualizado no domingo, dia 28 de junho, pelas 23h45 UTC

 

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...