Partiu esta madrugada (00h20 locais) de Everett, no noroeste dos Estados Unidos da América, o primeiro avião Boeing 787-8 Dreamliner entregue ao grupo latino-americano Avianca, que ficará integrado na frota da companhia-mãe, na Colômbia.
O novo aparelho, o primeiro de uma encomenda de três unidades feita pela companhia em Novembro de 2012, tem o registo N780AN, e hora prevista de chegada ao Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, pelas 10h52 locais (15h52 em Portugal e Angola, 12h52 no horário de Brasília) desta quinta-feira, dia 18 de Dezembro.
As companhias subsidiárias da Avianca Holdings têm registado neste ano um assinalável incremento de passageiros, com um crescimento global de 7,3% no último mês de Novembro, comparativamente a igual mês do ano passado. No total foram mais de 2,2 milhões de viajantes transportados, com destaque para o tráfego interno nos mercados domésticos de Colômbia, Peru e Equador, a atingir mais de metade do total de passageiros transportados na totalidade do mês. O crescimento desses mercados internos atingiu 11,2% em Novembro passado.
O grande objectivo da Avianca, presentemente, está na expansão internacional e intercontinental (mais 1,9% em Novembro e ocupação média/voo de 79,7%), tendo sido anunciado pelo próprio presidente do grupo aéreo, um novo foco do grupo no Brasil, onde a companhia de bandeira brasileira Avianca Brasil deverá integrar novos aviões de longo curso para servir destinos nos Estados Unidos e na Europa. (LINK notícia anterior)
- Imagem do Boeing 787-8 Dreamliner da Avianca, obtida há poucos dias nos voos de teste nos EUA (Foto Roy Yang/www.planespotters.net)
O registro é N780AV (Boeing 787 – Avianca) e não N780AN (Boeing 777-200 – American Airlines) como descrito na matéria. Favor corrigir.