A Embraer anunciou na terça-feira, dia 9 de outubro, a conclusão do primeiro voo do primeiro avião de transporte multimissão KC-390 construído em série na sua linha de montagem no Estado de São Paulo, Brasil.
Conforme acordado com a Força Aérea Brasileira, a aeronave passará a fazer parte da campanha de testes de voo, na qual já foram registadas mais de 1.900 horas de voo.
A certificação civil da aeronave básica será concedida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e deverá ser alcançada em breve, anunciou a construtora aeronáutica brasileira em comunicado.
“Hoje celebramos outro marco importante na produção do KC-390”, disse Jackson Schneider, presidente executivo da Embraer Defesa & Segurança. “Esta aeronave combina excelente flexibilidade com desempenho e produtividade superiores”.
O KC-390 da Embraer é uma aeronave de transporte tático, desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.
O novo aparelho da Embraer integra diversa tecnologia e componentes da autoria de empresas e técnicos portugueses, com quem a construtora aeronáutica brasileira tem um acordo de cooperação, e que conta com o apoio do Governo Português, também um dos primeiros clientes do novo avião que, em breve, equipará a Força Aérea Portuguesa.