Projecto alemão quer levar passageiros da Europa para a Austrália em 90 minutos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

15% de Desconto - AVIS
Dez anos depois de o projecto ter sido concebido, o SpaceLiner do Centro Aeroespacial Alemão poderá entrar em breve numa nova fase de design com uma “mission definition review” planeada para 2016. A ideia é a de produzir um veículo espacial hipersónico reutilizável de dois andares que possa transportar 50 passageiros da Europa para a Austrália em 90 minutos. Leonid Bussier, do grupo SART (Space Launch Systems Analysis) do Centro Aeroespacial Alemão diz que o projecto está, actualmente, na “Fase Zero”, onde a gama de concepts de veículos está a ser reduzida para uma configuração única de base para teste em túnel de vento e experiências de performance. A “mission review”, que será escrutinada por um painel externo de especialistas, marca a transição para a Fase A, em que a equipa segue em frente com um design preliminar sob um único concept.

O último concept, conhecido por SpaceLiner 7, data de 2012 e cujo modelo estava exposto no MAKS air show, em Moscovo. Bussier disse que o SpaceLiner 7 estava “muito perto” da configuração final que a equipa de especialistas espera levar por diante. É constituído por um andar propulsor de 84 metros alimentado por nove foguetões de oxigénio e hidrogénio líquidos e um andar gémeo para passageiros que viajará a velocidades hipersónicas na orla espacial antes de descer para o seu destino final. “Não estamos dependentes de qualquer propulsão a ar, usamos foguetões. Ambos os andares serão reutilizáveis. O mesmo motor é usado na fase de foguetão e de voo em órbita”, explica Leonid Bussier. O mesmo responsável acrescenta que ainda há vários obstáculos para superar, como o desenvolvimento de um sistema de protecção térmica capaz de suportar as temperaturas extremas de um voo hipersónico.

Neste concept, o foguetão alcançaria uma altitude de 246.000 pés (75 km) a velocidades de 3,7 km/s (aproximadamente, Mach 14) e o segundo andar chegaria a um pico máximo de 262.500 pés (80 km) e velocidades de 7 km/s (Mach 24). O compartimento do cockpit e dos passageiros será desenhado para se separar em caso de emergência e cada assento pode ser encapsulado para fazer face a qualquer perda de pressurização na cabina. O “alvo cauteloso” do SART é ter o SpaceLiner em operação em 2045.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...