A construtora aeronáutica brasileira Embraer e a sua congénere sueca Saab assinaram um memorando de entendimento com a finalidade de estabelecer uma parceria na gestão conjunta do Projecto F-X2 no Brasil.
Através deste acordo, a Embraer exercerá um papel de liderança na condução geral do programa, bem como realizará uma grande parte do trabalho de produção e entrega das versões monolugar (denominado no Brasil por monoposto) e bilugar (biposto)do caça de última geração Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB).
A Embraer coordenará todas as actividades de desenvolvimento e produção no Brasil, em nome da SAAB, e, além de uma grande parcela de trabalho neste projecto, a empresa brasileira também participará do desenvolvimento de sistemas, da integração, testes em voo, montagem final e entregas.
Além disso, a Embraer e a Saab serão responsáveis pelo desenvolvimento completo da versão bilugar do Gripen NG, ao mesmo tempo em que as duas empresas estudam a formação de uma parceria estratégica para promoção e vendas das duas versões, monolugar e bilugar, no mercado global.
“A Embraer e a Saab possuem uma longa tradição no mercado de defesa e agora irão trabalhar em conjunto para entregar soluções competitivas, de alta qualidade, à Força Aérea Brasileira e aos clientes do Gripen NG. Esse acordo vai fortalecer os laços entre as indústrias de defesa do Brasil e da Suécia”, diz Jackson Schneider, presidente e administrador-delegado (CEO) da ‘EMBRAER Defesa & Segurança’.
“É com entusiasmo que anunciamos essa parceria com a Embraer. Além de compartilhar da experiência nos mercados de defesa e aeronáutica, ambas as empresas são claramente dedicadas à satisfação do cliente. Por meio dessa parceria, vamos assegurar um excelente resultado para a Força Aérea Brasileira e formar uma base sólida para o sucesso tanto de futuras oportunidades de negócios como dos clientes”, diz o Presidente e CEO da Saab, Håkan Buskhe.
“Além de reequipar a Força Aérea Brasileira, o projeto F-X2 foi concebido para estimular a Base Industrial de Defesa do país. Essa parceria da Embraer com a Saab será de grande relevância para o Brasil, pois além de participarmos do desenvolvimento, seremos capazes de manter nossa frota de forma autónoma. A Embraer, com sua alta tecnologia na fabricação de jactos comerciais, e a Saab, com a tradição no desenvolvimento de aeronaves de caça, são empresas complementares que certamente ganham muito com esse acordo”, disse o tenente-brigadeiro Juniti Saito, Comandante da Força Aérea Brasileira.
O Gripen NG é um verdadeiro caça multimissão, baseado na comprovada plataforma do Gripen C/D, construído para adaptar-se às distintas ameaças e exigências operacionais enfrentadas pelas forças aéreas modernas. A combinação de excelentes capacidades operacionais e custos de ciclo de vida moderados fazem com que o Gripen seja um caça único no mercado mundial.
O acordo será implementado após a conclusão das negociações em curso entre a SAAB e o Brasil no que diz respeito à finalização do contrato do Projeto F-X2. Estas conversações estão em curso conforme o planeado e ambas as partes esperam chegar a um resultado positivo até o final de 2014.