A resolução que autoriza a alienação de 49% do capital social da Azores Airlines, companhia aérea açoriana do Grupo SATA que faz voos de e para fora do arquipélago, foi publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro.
Segundo a resolução, aprovada em Conselho do Governo da Região Autónoma dos Açores, a 20 de fevereiro passado, a alienação das ações representativas de 49% do capital social da Azores Airlines observará, com as necessárias adaptações, o regime de alienação de participações do setor público e a SATA conduzirá o processo sob a supervisão e coordenação conjunta da Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial e da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas.
A região detém de forma indireta, através da SATA Air Açores – Sociedade Açoriana de Transportes Aéreos, S. A., o capital social da Azores Airlines (ex-SATA Internacional) e, segundo sublinha a resolução, considera-se “estratégico para a empresa e para os Açores que se criem condições para que a companhia melhore o seu desempenho operacional, afirme a sua posição no mercado” e aproveite novas oportunidades de negócio, “sem perder de vista o seu fim social de assegurar a ligação dos Açores ao restante território nacional e à diáspora açoriana”, nomeadamente aos Estados Unidos da América e Canadá.
De acordo com anúncios publicados na imprensa, o prazo limite para a manifestação de interesse de compra de 49% do capital social da companhia aérea está fixado até 16 de março, seguindo-se depois a segunda fase referente à apresentação de propostas.
O Grupo SATA (que detém as companhias SATA Air Açores e Azores Airlines) tem sede na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, sendo o total dos seu capital social subscrito por esta região autónoma portuguesa.