Bem-vindo, !|Sair

Qatar Airways adquire 25% do Aeroporto de Moscovo/Vnukovo

APP NEWSAVIA - Agora com chat e descontos em cupões


 

A Qatar Airways assinou um memorando de entendimento com a empresa gestora do Aeroporto de Moscovo/Vnukovo, que prevê a aquisição de 25 por cento do capital social do terceiro aeroporto mais movimentado da capital da Rússia.

O documento foi assinado em Doha, no Catar, pelo presidente executivo da Qatar Airways, Akbar Al Baker, e pelo presidente do Aeroporto Internacional de Vnukovo, Vitaly Vantsev.

As negociações decorreram na semana anterior em Moscovo aquando da visira de Al Baker, estando agora a conclusão do negócio sujeita à apreciação e autorização das autoridades federais russas de concorrência e anti-monopólio. Os restantes investidores na empresa do aeroporto de Vnukovo são os Governo (25%) e investidores privados, entre os quais o próprio presidente, Vitaly Vantsev.

No último ano, entre os três aeroportos comerciais de Moscovo – os outros são Sheremetyevo e Domodedovo – foi o de Vnukovo que teve o maior crescimento (mais 30 por cento), com um total de 18,1 milhões de passageiros movimentados. Nos passados meses de janeiro e de fevereiro deste ano, Vnukovo prosseguiu a sua tendência de crescimento com mais 25 e 20 por cento, respetivamente.

A Qatar Airways voa presentemente entre Doha e Moscovo/ Domodedovo três vezes por dia e abriu em dezembro passado uma nova rota para São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia, com um voo diário.

A companhia árabe, com sede em Doha, detém presentemente 20 por cento do capital do Grupo IAG (International Airlines Group); 10 por cento do Grupo LATAM Airlines; 9,94 por cento da companhia aérea Cathay Pacific, com sede na Região Administrativa Especial de Hong Kong, na China; e, no mês passado, concluiu um negócio com empresários italianos, no qual a Qatar Airways assumiu 49 por cento do capital social da nova companhia Air Italy, resultante da fusão com a Meridiana.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica