Qatar compra 49% da Meridiana, se esta despedir três mil empregados

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Qatar Airways está disponível para adquirir 49% da empresa italiana Alisarda, proprietária da companhia aérea italiana Meridiana, com a condição de serem reduzidos cerca de 900 trabalhadores na aerotransportadora.

A companhia do Emirado do Qatar segue os passos de outra companhia do Golfo Pérsico, a Etihad Airways, que comprou 49% da Alitalia por 500 milhões de euros, em agosto de 2014, com a condição de serem cortados 3.000 postos de trabalho, o que, na realidade, veio a acontecer e salvou a companhia de bandeira italiana da bancarrota.

A pretensão da Qatar Airways foi conhecida depois de uma reunião entre representantes da Qatar Airways e da Alisarda, em Roma, que decorreu na sede do Ministério do Desenvolvimento Económico. O encontro serviu para análise da situação do grupo aéreo italiano, o segundo maior do País, na sequência das negociações já encetadas que prevê até final do primeiro semestre deste ano a entrada do grupo árabe no capital da Alisarda, injectando capital, o que, a acontecer, permitirá sair de uma situação de crise bastante grave que, na opinião de alguns analistas financeira coloca em causa a dimensão da empresa e até a sua continuidade.

Para já foi alcançado um acordo de princípio e assinado um memorando de entendimento que permitirá prosseguir as negociações nos próximos dias. O memorando com data de 4 de fevereiro passado foi anunciado por ambas as partes, mostrando a Qatar Airways grande disponibilidade para fechar a transação até final do próximo mês de junho.

O presidente da companhia italiana, Marco Rigotti, considera que o que está em perspectiva é um bom acordo para salvar o grupo. Agora vai iniciar negociações com os sindicatos, que deverão estar concluídas até final de março, data limite para que possa prosseguir a negociação de outros dossiês com vista à concretização do negócio.

A ministra do Desenvolvimento Económico, Federica Guidi, também manifestou a opinião de que “o plano da Qatar Airways é o único capaz de assegurara a recuperação e consolidação da Alisarda/Meridiana”.

A companhia aérea italiana foi fundada pelo príncipe Karim al-Hussayn Aga Khan, um mecenas multimilionário e líder dos muçulmanos ismaelitas, em 1963, com o nome de Alisarda e com sede na ilha da Sardenha, no sul da Itália. Em 1991 passou a chamar-se Meridiana, depois da fusão com a companhia espanhola Universair. Contudo, Alisarda continuou a ser a designação do grupo industrial que, mais tarde, em dezembro de 2006, adquiriu a maioria de outra companhia aérea italiana, a Eurofly, depois rebatizada com o nome Air Italy. Os seus aviões voavam sobretudo no longo curso para transporte de turistas italianos. Presentemente está totalmente integrada na Meridiana.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...

LAM pretende resolver proibição das autoridades portuguesas ao transporte de carga oriunda da Moçambique

O gestor responsável pela reestruturação da LAM – Linhas...

Transavia aumenta capacidade de voos de Portugal para França e Países Baixos no próximo Inverno

A companhia franco-neerlandesa Transavia abriu as vendas do seu...