Dois aviões militares turcos caíram durante um exercício de treino na noite desta terça-feira, dia 24 de Fevereiro, na província de Malatya, no centro da Turquia, matando todos os quatro tripulantes, refere um despacho da agência noticiosa internacional Reuters, que cita fontes militares.
O contato foi perdido com as aeronaves de reconhecimento RF-4E depois que decolaram da base aérea de Malatya para um treino noturno programado, de acordo com uma declaração no site do Chefe do Estado Maior.
“As operações de busca foram iniciadas imediatamente. Às 20h45 locais os destroços dos nossos dois jatos foram encontrados e, infelizmente, os quatro pilotos morreram”, acrescentou o comunicado. Ainda não foi dada nenhuma razão para as quedas.
Os aviões caíram no distrito de Akcadag, mais de 150 quilómetros ao norte da fronteira com a Síria, informou uma fonte militar à Reuters.
A Turquia tem a segunda maior Força Armada da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN/NATO) e nos últimos anos seus caças têm desempenhado um papel ativo no patrulhamento das suas problemáticas fronteiras com os vizinhos Iraque e Síria.
Em 2012, a Força Aérea da Síria derrubou um F-4 turco sobre o Mar Mediterrâneo.