Morreram cinco pessoas na queda de um helicóptero Eurocopter EC155B1, na Grande São Paulo, no Brasil. O acidente verificou-se pelas 17h10 locais desta quinta-feira, dia 3 de Abril, quando a aeronave procedia a um voo de teste depois de passar por uma manutenção de rotina nas oficinas da ‘Helipark’, empresa de manutenção de helicópteros em São Paulo.
A bordo do aparelho seguiam dois pilotos e três mecânicos e o desastre verificou-se num condomínio localizado no município de Carapicuíba, no km 26 da Rodovia Castello Branco, perto das instalações da ‘Helipark’. Segundo algumas testemunhas a queda da aeronave verificou-se imediatamente após terem sido vistas labaredas a sair do rotor de cauda. Não há ainda qualquer resultado da perícia técnica que agora começou, até porque o helicóptero encontra-se bastante destruído. Caiu sobre duas casas, uma habitada e outra em construção, não tendo provocando vítimas em terra.
Entre as vítimas do acidente conta-se o piloto de helicóptero Thomaz Rodrigues Alckmin, de 31 anos de idade, que seguia como passageiro, e que é filho do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. As outras vítimas são o piloto que ia no comando do helicóptero, Carlos Haroldo Isquierdo Gonçalves, de 53 anos de idade, e os mecânicos Paulo Henrique Moraes (42), Erik Martinho (36) e Leandro Souza (34).
O helicóptero, que tinha o registo PP-LLS, estava ao serviço há apenas quatro anos e tinha cerca de 600 horas de voo (cn 6909). O piloto era um profissional muito experiente, com cerca de 30 anos de trabalho em helicópteros. Era propriedade da holding Seripatri Participações, que utilizava o aparelho nas deslocações de serviço dos seus administradores e colaboradores.
A Seripatri Participações é uma empresa fundada por um conhecido empresário brasileiro, muito bem relacionado com entidades políticas e governamentais do País. José Seripieri foi o fundador e é accionista de referência da Qualicorp, empresa que administra planos de saúde. Dispõe ainda de outros meios aéreos, nomeadamente um jato executivo Cessna 680 que a imprensa brasileira de hoje, sexta-feira, dia 3 de Abril, refere ter sido utilizado diversas vezes pelo ex-Presidente Lula da Silva nas suas deslocações no interior do Brasil.
- A imagem de abertura mostra um helicóptero Eurocopter EC155 B1 semelhante ao que se despenhou nesta quinta-feira em São Paulo.
Vídeo do acidente captado por câmaras de vigilância.