Região Centro de Portugal quer aeroporto civil na base aérea de Monte Real

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

banner-AECP-02042015

Entidades autárquicas e responsáveis pelo Turismo na Região Centro de Portugal voltaram a anunciar nesta semana recentes diligências no sentido de ser criada naquela zona uma estrutura aeroportuária que acolha aviões de transporte charter, eventualmente regular, que leve até à região turistas em voos diretos de cidades europeias.

A Região Centro é a única região plano do país sem uma infraestrutura aeroportuária. As várias entidades que têm lutado pelo aeroporto civil têm apontado, ao longo dos últimos anos as vantagens da abertura ao tráfego civil da base aérea de Monte Real, no distrito de Leiria. As pistas da base têm dimensões regulamentares, necessitando é certo de algumas obras de adaptação e da construção de uma gare civil para acolhimento de passageiros. Serviria não só a zona interior do centro de Portugal, como também, e muito especialmente, a área de Ourém/Fátima, o foco mais importante do turismo religioso em Portugal.

As mesmas entidades rejeitam a repetição do exemplo de Beja, no Alentejo, onde o aeroporto, resultado do aproveitamento civil da base aérea n.º 11 e a operar desde o dia 13 de abril de 2011, após investimento de 33 milhões de euros, está praticamente vazio e sem voos ou passageiros na maioria dos dias, refere a agência noticiosa portuguesa Lusa num despacho da passada sexta-feira, dia 10 de Abril.

“Os estudos estão feitos e mostram que se justifica uma infraestrutura aeroportuária na região Centro que permita voos internacionais. Não é preciso estudos novos, os que existem concluíram pela vantagem de construir um aeroporto civil na base aérea de Monte Real», disse à Lusa o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.

 

  • Foto: Estado Maior da Força Aérea Portuguesa (www.emfa.pt)

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...