O Rei Willem-Alexander e a Rainha Máxima, da Holanda, chegaram no domingo, dia 13 de outubro, à noite, a Nova Delhi, na Índia, no início de uma viagem oficial que os levará a quatro cidades durante quatro dias.
O mais curioso da viagem é que foi o próprio Rei, que também é piloto, que aterrou o avião, o novo Boeing 737-700 BBJ, recebido no passado mês de julho de fábrica.
Willem-Alexander é piloto comercial na KLM desde há vários anos. Uma atividade que esteve de algum modo escondida dos seus súbditos, mas que depois de descoberta, há poucos anos, foi assumida totalmente e sem subterfúgios. O Rei, nomeadamente depois que subiu ao trono, em 2013, tem feito menos voos. Apenas os necessários para manter a certificação de piloto na gama dos Boeing 737 de Nova Geração.
O anterior avião, utilizado pela Coroa e pelo Governo da Holanda, era um Fokker 50, no qual o Rei estava também qualificado.
Esta foi a primeira viagem dos monarcas holandeses no novo avião, um Boeing 737-700 em versão executiva. Os aviões de transporte e apoio logístico da Holanda, que estão ao serviço das Forças Armadas e das entidades oficiais, são operados pela KLM, companhia comercial de bandeira do País, quer em termos de pessoal, quer de manutenção técnica. Uma forma de evitar maiores despesas para o erário público, como, aliás, é muito peculiar por parte dos holandeses.
Com a curiosa matrícula PH-GOV, o novo Boeing 737-700 BBJ já tinha viajado até à Ásia e à Austrália, no outro lado do mundo, com o primeiro-ministro, e fez ainda algumas outras deslocações com comitivas ministeriais a países europeus mais distantes da Holanda. Esta é a primeira grande viagem dos Reis no seu avião novo, com apenas três meses de serviço.
- Publicamos em seguida um vídeo, disponível na rede ‘You Tube’, que mostra a chegada do avião real à Índia e a recepção que foi dispensada aos monarcas holandeses no Aeroporto de Nova Delhi: