O Serviço Nacional de Controlo de Tráfego Aéreo do Reino Unido (NATS na sigla inglesa) anunciou nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, pelas 15h15 locais (mesma hora UTC), que já está resolvido o problema técnico que afetou o controlo de voos na área de jurisdição do Reino Unido, desde a manhã.
O primeiro comunicado do NATS foi publicado pelas 12h10, tendo o serviço anunciado estrições no espaço aéreo que afetavam especialmente a aviação comercial, que ficou praticamente parada, com muitos milhares de passageiros em aeroportos e centenas de aviões divergidos.
“Estamos agora a trabalhar em estreita colaboração com as companhias aéreas e os aeroportos para gerir os voos afetados da forma mais eficiente possível”, revela o NATS na última informação sobre o incidente técnico. “Os nossos engenheiros irão monitorizar cuidadosamente o desempenho do sistema à medida que regressamos às operações normais”, acrescenta.
O problema do planeamento de voos afetou a capacidade do sistema para processar automaticamente os planos de voo, o que significa que os planos de voo tiveram de ser processados manualmente, o que não pode ser feito com o mesmo volume, daí a necessidade de restrições ao fluxo de tráfego. “A nossa prioridade”, destaca o NATS, “é sempre garantir a segurança de todos os voos no Reino Unido e lamentamos sinceramente as perturbações que esta situação está a causar”.
O comunicado sugere aos passageiros afetados para contactarem a sua companhia aérea para obter informações sobre como esta “falha técnica” pode afetar o seu voo.