Ryanair anuncia aumento de rotas no Porto e Faro – A maior programação desde sempre

A Ryanair anunciou nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, o seu programa de voos para o Verão de 2023 nos aeroportos portugueses do Porto e de Faro, com 18 novas rotas (121 no total), incluindo Barcelona, Roma, Estocolmo e Toulouse, que impulsionarão o turismo durante todo o ano para as regiões norte e sul de Portugal. É o maior número de voos desde sempre, destaca a companhia aérea europeia de baixo custo.

A Ryanair baseará duas aeronaves adicionais no Porto e em Faro (quatro no total) a partir do Verão de 2023, representando um novo investimento de 400 milhões de dólares nos dois aeroportos e criando 120 novos empregos, segundo refere um comunicado do grupo, de matriz irlandesa.

Este crescimento no Porto e em Faro é resultado direto da intervenção da ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil, que impediu que o operador ANA, a quem está atribuída a concessão dos aeroportos portugueses, introduzisse taxas aeroportuárias excessivas em ambos os aeroportos, assegura a Ryanair. “A intervenção da ANAC não foi suficientemente longe noutros aeroportos, tendo Lisboa, Madeira e Açores aumentado significativamente as tarifas”, lamenta a Ryanair.

  • Retração no Aeroporto da Madeira face ao aumento das taxas aeroportuárias, alega a Ryanair

“Além das taxas excessivas, uma outra ameaça ao crescimento do turismo em Portugal, surge na forma de impostos para mitigação dos efeitos da emissão de gases de carbono na atmosfera (ETS – Emissions Trading Schemes) que visam injustamente voos de curta distância e foram recentemente propostos para incluir as regiões ultraperiféricas da UE, incluindo a Madeira, já em 2024”, alega a Ryanair, que adiante avisa que “se aprovado, os turistas irão enfrentam custos mais elevados ao visitar a Madeira em relação a outros destinos de férias não europeus, o que significa que a ilha provavelmente perderá visitantes para destinos fora da União Europeia, como Marrocos, Turquia e Jordânia, que estão isentos do pagamento de impostos ETS”.

A Ryanair afirma que tem impulsionado a recuperação do turismo em Portugal, com uma contribuição notável de mais de 15 mil milhões para a economia de Portugal nos últimos 20 anos, conforme recentemente quantificado por um relatório independente da PwC.

Para continuar a promover a recuperação e o crescimento do turismo em Portugal em todas as regiões de Portugal, a Ryanair apela à ANAC e à ANA para alargarem a redução das taxas aeroportuárias a todos os aeroportos portugueses e apela uma vez mais ao Governo português para confirmar a abertura do novo aeroporto de Lisboa como assim que possível.

Para os portugueses que vão agora beneficiar do crescimento da Ryanair em Faro e no Porto com 18 novas rotas para o próximo Verão, a companhia lançou uma promoção de  venda de lugares durante os próximos três dias com tarifas a partir de apenas 29,99 euros que devem ser reservadas até 23 de dezembro, para viajar de abril a outubro do próximo ano.

 

As novas rotas da Ryanair à partida de Faro e do Porto

À partida do Aeroporto de Faro: Aarhus, Barcelona, Belfast, Exeter, Frankfurt Hahn, Roma Fiumicino e Toulouse.

À partida do Aeroporto do Porto: Bristol, Castellon, Leeds, Maastricht, Nimes, Shannon, Estocolmo, Estarsburgo, Trapani, Turim e Wroclaw (Breslávia).

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica