Ryanair e sindicatos assinam “acordo histórico” em Espanha

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O grupo de companhias aéreas de baixo custo Ryanair e a confederação sindical espanhola ‘Comissiones Obreras’ (CCOO) entenderam-se e assinaram nesta terça-feira, dia 31 de maio, em Madrid, “um acordo histórico de negociação colectiva” para melhorar as condições dos trabalhadores.

As companhias aéreas e os sindicatos acordaram aumentos salariais imediatos, com uma equalização ascendente em todas as suas bases em Espanha; um salário fixo mais garantido em vez de variável; e a consolidação de um dia de trabalho anual mínimo, com um horário de cinco dias úteis e três dias de descanso.

O grupo Ryanair está empenhado em oferecer contratos de trabalho permanentes e diretos, e em cumprir todos os direitos laborais espanhóis, incluindo os presentes na última reforma laboral, destaca um comunicado subscrito por ambas as partes divulgado pela imprensa espanhola.

Outro ponto-chave é a negociação de um novo acordo colectivo. O prazo para a negociação e assinatura do novo acordo vai até outubro de 2023. Para já, as partes estão confiantes de que “trará maiores benefícios e melhorias para toda a tripulação de cabina da empresa”, incluindo, entre outras coisas, “novos aumentos, desenvolvimento profissional, regulamentação de intercâmbios, ou antiguidade.

O Secretário-Geral do FSC-CCOO para o sector aéreo, Jon Herrera, descreveu o acordo como “histórico”, salientando que “após muito trabalho árduo, conseguimos melhorias importantes nas condições”. “Este acordo é o primeiro grande passo na nova relação de emprego, e continuará nos próximos meses”.

“Congratulamo-nos com a oportunidade de negociar e agora finalizar um acordo colectivo com o CCOO para que a nossa tripulação de cabina espanhola possa usufruir destes benefícios e da estabilidade de um sindicato que zelará pelos seus interesses”, disse Darrel Hughes, responsável pelo departamento de Recursos Humanos da Ryanair.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...