Ryanair espera ganhar 18 slots da TAP em Lisboa para voar todo o ano

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia aérea Ryanair espera assegurar todos os 18 ‘slots’ que deverão ser libertadas pela TAP, afirmou nesta quarta-feira, dia 25 de maio, o presidente executivo do grupo Ryanair, Michael O’Leary, defendendo que é capaz de garantir a sua utilização ao longo do ano.

“As licitações para os slots [faixas horárias para a aterragem e descolagem] fecharam há cerca de três semanas. Ryanair e EasyJet estão a lutar pelos slots. Apresentámos o ponto de que a EasyJet cobra tarifas muito mais altas do que a Ryanair e que reduziu os seus voos tanto em Lisboa, como em Faro, como no Porto”, afirmou O’Leary numa conferência de imprensa em Lisboa.

“Esperamos ficar com todos os slots que vão ser distribuídos até ao fim de junho”, sublinhou o responsável, que apontou que, com essas faixas horárias, a empresa poderá “colocar mais três aeronaves em Lisboa no Inverno”.

Com esses slots, a Ryanair diz que poderá aumentar o número de aeronaves no aeroporto de Lisboa para 10 no Inverno 2022-23 e sete no Verão de 2023.

Num confronto direto contra a EasyJet, o líder da Ryanair diz que a companhia irlandesa tem vantagem, apontando que a outra candidata, de matriz britânica, “tem reduzido as suas aeronaves no Porto durante o Inverno, fecharam atividade em Faro durante o Inverno, utilizam as mesmas quatro ou cinco aeronaves em Lisboa durante o ano inteiro”.

“Somos a única companhia aérea que demonstrou um compromisso com Portugal para utilizar todos os nossos aviões durante todo o ano”, vincou.

O concurso para aceder aos 18 slots diários de que a TAP irá prescindir no aeroporto de Lisboa, após imposição da Comissão Europeia para dar aval ao plano de reestruturação, arrancou no final de fevereiro, estando prevista uma decisão para junho.

Nos detalhes do concurso, consultados pela agência de notícias ‘Lusa’, lê-se que o prazo para manifestações de interesse terminou em 24 de março, seguindo-se uma comunicação da lista das transportadoras que o fizeram até 25 de abril e, depois, 12 de maio, foi a data final para apresentação oficial de propostas.

A Comissão Europeia deverá divulgar a sua decisão sobre a avaliação das propostas na terceira semana de junho. Está previsto que, por volta de 25 de julho, seja assinado o acordo de transferência de faixas horárias, para o arranque da operação em 30 de outubro próximo.

 

Ryanair quer crescer no próximo ano nos aeroportos do Continente e da Madeira

Michael O’Leary acrescentou que vai querer mais que estes 18 slots da TAP, referindo que quando a situação regressar ao normal, a companhia aérea portuguesa deverá perder mais destas faixas horárias.

“A TAP vai perder mais slots e nós vamos querer esses slots e crescer mais aqui na Portela, além de Madeira, Porto e Faro.

A Ryanair reivindicou ser a companhia aérea “número um” em Portugal neste ano, estimando transportar mais de 13 milhões de passageiros de e para Portugal em 2022, ultrapassando a TAP.

Michael O’Leary estima que este número – impulsionado pela abertura de 19 novas rotas de e para Portugal para o verão – vai fazer com que a empresa irlandesa ultrapasse a TAP em Portugal, referindo que há uma previsão de 11 milhões de passageiros na TAP.

O presidente executivo desafiou a TAP a apresentar as suas previsões, que “não serão 13 milhões” de passageiros.

Já em termos de resultados para o ano fiscal, Michael O’Leary antevê um regresso ao lucro.

“Estamos muito esperançosos que neste ano (…) tenhamos lucro, mas não sabemos quanto, ainda. Ainda há muita incerteza quanto à covid-19 e à Ucrânia”, referiu.

Apontando para uma recuperação do lucro pré-pandemia – 1.002 milhões de euros no ano fiscal que terminou em março de 2020 –, Michael O’Leary sublinhou o restabelecimento dos salários para todos os trabalhadores que negociaram reduções.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...