A companhia irlandesa de baixo custo Ryanair anunciou esta semana que durante o passado mês de janeiro transportou 8,77 milhões de passageiros, número que comparado com janeiro de 2016, em que os seus aviões embarcaram 7,5 milhões de clientes, representa um acréscimo de 17 por cento. Durante o primeiro mês do corrente ano também subiu a percentagem de ocupação de lugares por voo (load factor) em dois por cento, passado para 90%, um dos melhores dos últimos meses.
Segundo o comunicado distribuído à imprensa na sexta-feira, dia 3 de janeiro, nos últimos 12 meses a Ryanair transportou cerca de 118,3 milhões de viajantes, o que comparando com igual intervalo anterior representa mais 15% de passageiros.
Recorde-se que no ano passado a Ryanair transportou mais passageiros na Europa que o principal grupo aéreo europeu, a Lufthansa (formado pelas companhias Lufthansa, Austrian, Swiss e Eurowings), ganhando-lhe assim a dianteira no ranking do Velho Continente. O grupo de matriz germânica transportou em 2016 um total de 109,7 milhões de clientes (mais 1,8% que em 2015), enquanto a companhia irlandesa de voos de baixo custo atingiu os 117 milhões nos 12 meses de 2016, mais 15% que no ano anterior.