O Governo da Ilha de Santa Helena, uma possessão britânica no Atlântico Sul, entre o continente africano e a América do Sul, anunciou nesta sexta-feira, dia 9 de junho, que a companhia sul-africana SA Airlink foi escolhida para a prestação de serviço aéreo comercial entre a ilha e aeroportos da África Austral.
Uma nota distribuída pela governadora do território afirma que segue-se um período durante o qual serão negociadas as condições contratuais, que poderá estar concluído dentro de poucas semanas. Nessa ocasião serão anunciados os detalhes da operação, nomeadamente a data de início e periodicidade das frequências, assim como os horários, tipos de aeronave a utilizar e os destinos que serão disponibilizados à partida do Aeroporto de Santa Helena.
Detalhes sobre as tarifas e a rede de distribuição e vendas serão anunciados também após a assinatura do contrato, refere ainda a governadora britânica, que pede paciência aos cidadãos da ilha, que, desde há dois anos aguardam o início dos voos regulares.
A SA Airlink é uma companhia aérea subsidiária da South African Airways (SAA) para voos regionais de passageiros e de carga no interior do continente africano, com dezenas de voos diários. É membro da IATA e está acreditada pela IOSA, o que significa que está sob auditoria do programa de segurança operacional da IATA.
No mês passado um avião da SA Airlink fez um voo entre a Cidade do Cabo e St. Helena, para escoar passageiros que se encontravam bloqueados nos dois aeroportos devido a uma varia do navio-correio que liga os dois portos (LINK notícia relacionada). O voo foi contratado pelo Governo local, e serviu também de teste para uma eventual futura chegada da companhia aérea sul-africana à ilha, o que agora se confirma.