A South African Express (SA Express) vai receber nos próximos dois anos 20 aviões com capacidade para transportar até 90 passageiros. Estão neste momento a decorrer negociações com empresas de leasing e a companhia regional sul-africana já anunciou que os novos aviões irão substituir a sua frota de aeronaves de entre 50 a 70 assentos.
Inati Ntshanga, presidente executivo da companhia, que é uma divisão da SAA (South African Airwyas) para o transporte regional, anunciou que este redimensionamento da empresa é um ‘upgrade’ da companhia para uma frota de aviões maiores, de forma a corresponder a uma maior procura por parte dos passageiros e a um maior crescimento de tráfego geral em diversas rotas hoje servidas por aviões de menor capacidade.
A SA Express opera presentemente uma frota de 20 aviões, dos quais 8 Bombardier CRJ200, dois CRJ700 e 10 Q400. A intenção da empresa, disse Inati Ntshanga, é uniformizar a frota com um único modelo de aeronave. Segundo a imprensa sul-africana o Bombardier CRJ900 e o Embraer E190 são os modelos que mais despertam o interesse da companhia sul-africana.