A SATA Air Açores, responsável pelas ligações inter-ilhas, reajustou novamente a sua operação e recorreu ao aluguer de avião ATR 72-500 da companhia espanhola Swiftair (matrícula EC-KKO), com capacidade para transportar até 68 passageiros, devido à “indisponibilidade temporária” de um aparelho da transportadora, anunciou a companhia aérea.
Em nota de imprensa, a companhia de aviação portuguesa, que assegura os voos inter-ilhas nos Açores e entre as ilhas de São Miguel e da Madeira, informa que teve de recorrer a um equipamento ATR 72-500 da Swiftair, em regime de ACMI (aluguer de aviões e tripulações), com o objetivo de “mitigar o impacto na sua operação decorrente da indisponibilidade temporária de um equipamento Bombardier Q400” da SATA Air Açores, que está a realizar “uma manutenção não programada”.
“Neste contexto, e atendendo às dificuldades sentidas a nível global nas cadeias de materiais para a aeronáutica, que impede que o tempo de paragem desta aeronave seja otimizado, e considerando a necessidade de assegurar a manutenção do nível de serviço aos passageiros, a contratação deste ACMI afigura-se como a melhor opção”, justifica a SATA.
A aeronave ATR 72-500 iniciou nesta terça-feira, dia 6 de agosto, a operação, tendo o seu primeiro voo comercial saído de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, com destino à ilha do Pico às 08h00.
O reajuste da operação com este equipamento deverá prolongar-se até 23 de agosto e os passageiros que tenham reservas em voos abrangidos estão a ser notificados pela companhia aérea.
A SATA Air Açores lamenta “qualquer transtorno que esta situação possa gerar nos planos de viagem dos seus clientes”.
Recorde-se que no passado mês de junho, a SATA Air Açores teve também de recorrer ao aluguer de um avião DHC Dash 8-400 da companhia Luxwing, do Luxemburgo, que esteve ao serviço da companhia açoriana algumas semanas.
- As fotos que publicamos foram obtidas nesta terça-feira, dia 6 de agosto, no Aeroporto da Horta, ilha do Faial, pelo spotter Cláudio Rodrigues