Bem-vindo, !|Sair

SATA investe 6,7 milhões nos aeroportos dos Açores

O Governo Regional dos Açores aprovou o plano de exploração dos aeródromos do Corvo (nossa imagem de abertura), Graciosa, Pico e São Jorge e da aerogare civil das Flores, que prevê um investimento de 6,7 milhões de euros, que será da responsabilidade da ‘SATA – Gestão de Aeródromos, S. A.’, empresa de exploração dos aeroportos regionais que não estão abrangidos no contrato nacional com a ANA Aeroportos de Portugal.

Segundo um comunicado governamental divulgado na sexta-feira, dia 20 de maio, o executivo açoriano ratificou “a renovação do contrato de concessão do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil nos aeródromos do Corvo, Graciosa, Pico, São Jorge e aerogare das Flores”, aprovando o plano de exploração desses aeródromos apresentado pela concessionária, a SATA – Gestão de Aeródromos, S. A. “para o período de julho de 2015 a dezembro de 2016”.

“A renovação da concessão, por períodos de cinco anos, até ao limite de 20 anos, encontra-se prevista no contrato de concessão”, informa o comunicado, que refere ainda que “o plano agora aprovado prevê um valor global de investimento estimado” de 6,7 milhões de euros a concretizar naquelas ilhas, mas algumas intervenções estão já em curso.

Entre as obras destaca-se a aquisição de equipamentos para a melhoria das condições da operacionalidade e segurança dos aeródromos regionais.

No aeródromo do Pico está contemplada a correção da sinalização horizontal e uma nova pintura.

A aquisição e a instalação de detetores de vestígios de explosivos vão ser executadas, além do Pico, em São Jorge, Graciosa e Corvo.

A construção dos reservatórios de água nos aeródromos de São Jorge e Graciosa e do caminho de acesso ao lado sul do aeródromo de São Jorge, para facilitar a circulação dos veículos de bombeiros, são outras das obras a concretizar.

Está igualmente prevista a aquisição de equipamento para a estação meteorológica dos aeródromos do Pico, Graciosa e Corvo e de equipamento complementar de meteorologia para o aeródromo de São Jorge, além da construção da torre de controlo no aeródromo da Graciosa e da repavimentação da pista do aeródromo do Corvo.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica