O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, identificou com a SATA a necessidade de se proceder a um reforço de 36 voos, na operação interilhas da empresa, devido à elevada procura pela “Tarifa Açores”, que entrou em vigor no passado dia 1 de junho.
A monitorização permanente sobre a procura por voos interilhas, permitiu ao Governo dos Açores e à SATA Air Açores, confirmarem a evolução positiva dos últimos meses, com particular incidência em algumas rotas.
Assim, a Secretaria Regional sob a tutela de Mário Mota Borges (nossa imagem de abertura), identificou a necessidade de proceder a este quinto incremento da oferta contratada, ao abrigo do contrato de concessão do serviço público de transporte aéreo regular no interior da Região Autónoma dos Açores, entre 1 de abril e 30 de setembro de 2021.
O reforço de 36 voos agora estipulado, que se soma aos 169 voos extra já anunciados, é uma nova demonstração da pertinência e da importância desta iniciativa para o interesse público regional, para a mobilidade interilhas, a coesão territorial e social, e sobretudo, para dar resposta às necessidades evidentes da população dos Açores.
“Revela-se justo reconhecer a eficácia do modelo de monitorização e de resposta operacional implementado no sentido de harmonizar a resposta àquelas necessidades, mantendo-se uma capacidade de oferta que responde, também, à evolução da procura turística sem, contudo, perpetuar ineficiências de gestão”, destaca um comunicado do Governo regional dos Açores, que tutela a companhia aérea da Região Autónoma.
A Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia vai, por isso, continuar a acompanhar o comportamento do mercado, avaliando de forma permanente a evolução da procura, no sentido de intervir e ajustar a operação sempre que se justifique.