A SATA Air Açores distribuiu um comunicado em que informa, que na sequência do pré-aviso de greve enviado pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) e pelo Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) para os técnicos de manutenção de aeronaves da SATA Air Açores, nos próximos dias 21, 22 e 23 de dezembro, ativou o plano de contingência previsto para situações desta natureza.
Os técnicos de manutenção de aeronaves (TMA) da SATA Air Açores, encontram-se em greve à realização do trabalho noturno a efetuar das 24h00 até às 08h00 da manhã, bem como à prestação de trabalho extraordinário, desde o passado dia 28 de outubro de 2019.
No decurso deste tempo, diz o comunicado da companhia aérea açoriana, “têm ocorrido reuniões de negociação no sentido de aproximar as partes”. “Contudo, perante a ausência de acordo no que respeita às várias reivindicações apresentadas, os sindicatos SITEMA e SINTAC, entregaram este segundo pré- aviso de greve, que abrange as vinte e quatro horas dos dias 21, 22 e 23 de dezembro de 2019”, acrescenta a informação da SATA .
Perante o exposto, e sendo expectável que esta paralisação possa vir a afetar as ligações inter-ilhas operadas pela SATA Air Açores, a companhia aérea sugere aos clientes que tenham reservas efetuadas nos dias em apreço, que procedam à alteração da data da viagem, para os dias anteriores ou posteriores ao período de greve previsto.
Poderão fazê-lo em qualquer altura, sem custos adicionais, utilizando os meios de contato habituais, ou seja, via Contact Center (707 22 72 82 ou + 351 209 720) ou através da rede de lojas da companhia aérea.
Uma vez que não são ainda conhecidas as ligações de serviço mínimo obrigatório, a transportadora procedeu ao fecho antecipado dos voos nos referidos dias, de forma a poder reacomodar os clientes em voos alternativos, mal sejam conhecidas as ligações inter-ilhas que estejam, à partida, garantidas.
“Considerando os dias em que ocorre a greve, bem como a sua extensão, a companhia aérea procurou antecipar a tomada de ações junto dos seus clientes e passageiros, de forma a facilitar a reacomodação que venha a ser necessária e assim minorar os transtornos que possam vir a ocorrer”, conclui o comunicado da SATA Air Açores.