O bimotor regional desenhado e construído na República Checa está agora um passo da certificação europeia após o segundo protótipo se ter juntado aos testes.
Foi no principio deste mês que o EV-55 Outback, com o número de série 0003, registado como OK-DRM, levantou voo do Aeroporto de Kunovice (IATA: UHE – ICAO: LKKU) para um voo de cerca de vinte minutos que serviu para testar os seus principais sistemas e características de desenho em voo.
A aeronave foi pilotada pelos pilotos de testes da Evektor Josef Charvát e Pavel Křížka.
Até ao final deste mês de Abril o sn 0003 juntar-se-á ao primeiro protótipo, sn 0001 nos voos de teste com vista ao processo de certificação EASA CS-23, na categoria normal de transporte comercial, uma certificação que cobre testes de sistemas, performance e caraterísticas de voo.
O primeiro protótipo já conta com 370 horas de voo até ao dia de hoje, e está neste momento a submeter-se a a testes de calibração de voo, e testes de stress de sistemas em voo. O segundo protótipo EV-55 S/N 0002 nunca chegou a voar, e foi usado em testes de stress em solo.
Sobre o EV-55 Outback
O EV-55 Outback é um bi-turbo capaz de transportar até nove passageiros ou carga. A excelente produtividade do EV-55 é proporcionada pela espaçosa cabina com um volume total de 12,5 m3 e por uma velocidade de cruzeiro alta de 220 nós. O avião é capaz ainda de operar em pistas curtas construídas em altitude.