A Sevenair Academy, escola portuguesa de pilotos e de profissionais de aviação civil, sediada em Ponte de Sor, anunciou nesta segunda-feira, dia 20 de fevereiro, que nomeou o comandante de linha aérea Salvador Costa Pereira para as funções de diretor-geral de Operações (COO) e de Treinos, reforçando a ambiciosa estratégia de expansão que tem vindo a delinear. Salvador Costa Pereira irá assim integrar o Conselho de Administração com efeito já a partir de 1 de março de 2023.
“O Comandante Salvador Costa Pereira conta com mais de 20 anos de experiência em aviação, tanto a nível operacional como de instrução. Com 13.000 horas de voo, já pilotou aviões Airbus A320, A330/340 e A380 para a TAP, Emirates e EasyJet”, refere Carlos Amaro, presidente executivo (CEO) da Sevenair Academy. “Tem também as credenciais necessárias para liderar a nossa Academia, uma das maiores escolas de voo da Europa, na sua ambiciosa estratégia de crescimento.”
“Depois de duas décadas no mercado de trabalho, tenho a oportunidade de retornar ao ab initio e assim contribuir com os meus conhecimentos, habilidades e experiência para a nova geração de pilotos que ambicionamos formar”, destaca o comandante de linha aérea Salvador Costa Pereira, num comunicado distribuído pela empresa. “Existe atualmente uma lacuna entre a procura e a oferta neste mercado, o que nos beneficia. Esta é uma oportunidade para a Sevenair Academy formar os pilotos do futuro sempre com os mais altos padrões de qualidade”, acrescenta.
Em setembro de 2022, a Sevenair Academy, a mais antiga academia de aviação em Portugal, adquiriu os ativos da L3Harris, aumentando assim o seu portefólio. Tem atualmente no seu campus do Aeroporto Municipal de Ponte de Sor, três locais de treino com mais de 30.000 metros quadrados de instalações dedicadas, 43 aeronaves, cinco simuladores e 146 quartos duplos.
A frota inclui diversas aeronaves dos seguintes modelos: Cessna 150/152, Diamond Aircraft DA40 e DA42, Piper PA-28-181 Archer II e Tecnam P2006T, P2010 e ainda Tecnam P2008.
A Sevenair Academy disponibiliza um curso integrado para a obtenção de licença de piloto de linha aérea em avião (ATPL-A), bem como um programa modular ambos certificados pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA – European Aviation Safety Agency).
O Comandante Salvador Costa Pereira descobriu a paixão por voar aos cinco anos de idade, quando o seu irmão mais velho ingressou na Força Aérea. “Eu nunca quis ter outra profissão”, afirma. Dois dos seus irmãos também são pilotos.
Salvador acumulou três empregos para pagar a sua instrução de voo, que terminou com 20 anos ao atingir a licença de piloto comercial. Trabalhou como instrutor e foi posteriormente contratado pela TAP Portugal, pilotando aeronaves A320 e A330/340 como Primeiro Oficial, tornando-se Comandante após seis anos. Voou ainda o Airbus A380 ao serviço da Emirates (nas suas palavras, “a melhor máquina que já voei na vida.”), A319/320/321 para a EasyJet e ainda aeronaves executivas A320 para a MasterJet/Luxaviation, onde também foi Safety Manager.
Em complemento o Cmte. Salvador Costa Pereira prestou ainda consultoria à CAE (uma das mais importantes empresas no setor da aviação) para o desenvolvimento de um programa de Licença Multi-Piloto (MPL). Completou ainda a sua formação profissional com um Mestrado em Operações de Transporte Aéreo pelo ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências.
O novo quadro da Sevenair Academy será orador na ‘Pilot Expo’ em Berlim, na Alemanha, já nos próximos dias 24 e 25 de Fevereiro.
- Foto de abertura © Sevenair Academy
Apenas uma correção em nome da exatidão de informação. A Sevenair é uma organização de formação autorizada com autorização emitida pela ANAC e não pela EASA. As normas a serem cumpridas para tal são EASA, o certificado é ANAC.
Cumprimentos