O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP) desconvocou a greve na Portway, que teria início neste sábado, dia 1 de julho, cujo objetivo era exigir a adesão do sindicato ao acordo de empresa, anunciou a estrutura sindical.
O STTAMP refere que, “no seguimento do aviso prévio de greve emitido por esta organização sindical, a greve que se encontrava prevista para a Portway, e que teria início em 1 de julho, foi desconvocada”.
No comunicado, o sindicato não avança as razões para a desconvocação da greve.
A greve na Portway – Handling de Portugal S.A. estava marcada para o período entre 1 de julho e 31 de janeiro de 2024.
No final de maio, quando foi anunciada a decisão de avançar para a greve, o sindicato dizia que a Portway se recusava “terminantemente à adesão do STTAMP ao acordo de empresa, mostrando total indiferença à necessidade de auscultar esta organização sindical representativa dos trabalhadores desta empresa”.
“Considerando que a Portway demonstrou intenção de negociar um novo acordo de empresa, insistindo na exclusão do STTAMP do âmbito dessas negociações”, a estrutura sindical resolveu emitir um pré-aviso de greve “com âmbito em todos os aeroportos portugueses” das 00:00 horas do dia 01 de julho de 2023 às 24:00 horas do dia 31 de janeiro de 2024, ou até a administração da Portway permitir o acesso do STTAMP à mesa das negociações”, acrescentava.
No ano passado, o sindicato convocou uma greve de sete meses protestando por esta mesma questão, tendo a Portway avançado com uma providência cautelar que foi considerada “improcedente” pelo Tribunal Judicial da Comarca do Porto.