Os passageiros que viajam pelo Aeroporto de Genebra, na Suíça, podem utilizar agora as soluções de autoatendimento no check-in, no despacho de bagagem e na área de segurança, graças à tecnologia de processamento digital de passageiros da SITA. Os novos pontos de contato auxiliam na redução do tempo de espera, proporcionando mais flexibilidade aos passageiros que, cada vez mais, buscam soluções digitais de viagem.
Além disso, em breve, os passageiros e funcionários do aeroporto serão beneficiados pela implementação do novo Sistema de Operações Aeroportuárias (AOS), o qual permitirá a otimização inteligente dos processos operacionais e melhorará o compartilhamento de informações em tempo real em todo o local.
O investimento em novas tecnologias operacionais e de passageiros faz parte de uma reformulação ampla do Aeroporto de Genebra, que visa elevar a experiência do viajante, enquanto prepara o terminal para futuros desafios.
Uma experiência otimizada para o passageiro
Nas últimas semanas, a SITA já entregou as estações de autodespacho de bagagem às companhias aéreas do Grupo Lufthansa. Também foram entregues portões eletrónicos na pré-segurança que melhoram o acesso dos passageiros às áreas de inspeção do aeroporto.
Até o verão de 2023, a SITA entregará 15 unidades de scanners de reconhecimento facial (Smart Path Scan) e autodespacho de bagagens (Fly Mini self-bag drop), assim como 30 quiosques Smart Path TS6, que incluem a funcionalidade de pagamento. Essa experiência de autoatendimento também comporta esquis, uma novidade para os passageiros da EasyJet que voam a partir de Genebra. O aeroporto também será o primeiro a utilizar a solução de pagamento de uso comum da SITA, a qual conta com a certificação P2PE (criptografia ponto-a-ponto). A tecnologia ajudará os passageiros a pagarem com facilidade e segurança serviços adicionais, tais como excesso de bagagem ou franquias de esqui, utilizando formas de pagamento sem contato durante o processo de autodespacho das malas.
O quiosque modular SITA TS6 foi o vencedor do prémio IF Design 2021, pelo seu design elegante, sustentável e adaptável, que pode ser personalizado para se adequar ao estilo de marca de um aeroporto ou companhia aérea e às necessidades específicas do cliente. Os quiosques TS6 também são habilitados biometricamente, permitindo ao aeroporto implementar esta funcionalidade no futuro. Uma vez ativada a capacidade biométrica, os passageiros poderão completar, sem dificuldades, várias etapas da viagem, como o check-in e o autodespacho de bagagem, bastando apenas escanear o seu rosto em cada ponto de reconhecimento facial.
Destaque ainda que os passageiros de voos de longa distância agora podem utilizar os portões de embarque Smart Path, da SITA, que estão instalados no recém-inaugurado Terminal Leste do Aeroporto de Genebra. Os viajantes apenas precisam escanear seu celular para embarcar na aeronave, fazendo a verificação do cartão de embarque automatizada e sem contato. Essa é uma extensão do autoatendimento disponível no check-in e também faz parte de uma nova experiência, onde os passageiros podem embarcar em voos longos diretamente do portão, sem a interação com agentes aeroportuários.
A SITA é uma provedora de tecnologias de informação (TI) para o setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. A sua tecnologia possibilita viagens aéreas mais integradas, seguras e sustentáveis. A empresa é 100% propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada para as suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.