A informação sobre os voos, os horários de partida e de chegada, assim como a indicação das portas de embarque para os passageiros voltou a estar regularmente disponibilizada no Aeroporto de Londres/Gatwick, no Reino Unido, desde as 18h00 desta segunda-feira, dia 20 de agosto, informou a administração do aeroporto nas suas contas nas redes sociais.
Desde as sete horas da manhã locais desta segunda-feira que os passageiros que se apresentaram no Aeroporto de Londres/Gatwick para embarcar para diversos destinos no mundo, estavam sem a informação nos painéis que anunciam os horários de partida dos aviões e as respetivas portas de embarque.
A avaria deve-se a problemas técnicos no sistema informático que é assegurado pela multinacional Vodafone, empresa contratada pelo Aeroporto de Gatwick para assegurar esse tipo de informação nos painéis electrónicos do aeroporto. Mais tarde soube-se que o constrangimento foi provocada pelo corte de um cabo de fibra óptica que ligava a central do sistema aos equipamentos que difundem as informações.
Para remediar a situação o aeroporto disponibilizou painéis em papel branco montados em cavaletes, onde estiveram listados os voos, espalhados por diversas zonas dos terminais de embarque e as companhias aéreas procuraram minimizar os efeitos da avaria enviando mensagens aos seus clientes através dos emails e das contas nas redes sociais.
A polícia coordenou a situação que foi classificada de caos por muitos passageiros, sobretudo por ocorrer num período de férias e em início de semana.
Muitos passageiros que, entretanto, perderam os seus voos, esperam ter direito a alterações gratuitas dos seus bilhetes para seguirem viagem em próximos voos.
- Notícia atualizada – 20h00 UTC
- Foto © Twitter/ Edmunnd von der Bugh/@evdb