Sobral (Ceará) vai ter aeroporto novo de raiz, anunciou o Governo Federal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A cidade de Sobral, no Estado do Ceará, no Nordeste do Brasil, ganhará um aeroporto construído do zero para atender a comunidade. A cidade é uma das nove contempladas, no Estado do Ceará, pelo Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O projeto, que passou por reestruturação, agora entra em fase de Estudo de Viabilidade Técnica (EVT) – onde a topografia do local é analisada e o tamanho do aeroporto é definido, com base em estudos socioeconómicos.

O projeto foi discutido em audiência pública, realizada nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, na Câmara Municipal de Sobral. Com a obra, melhorias importantes na infraestrutura aeroportuária da região serão conquistadas. “O governo do estado entregou a prospecção da área de implantação do novo aeroporto, portanto já podemos dar andamento aos estudos necessários para que no segundo semestre do próximo ano estejamos com o projeto pronto para licitar”, afirma o secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação Civil, Leonardo Cruz, que esteve presente na audiência.

Segundo o coordenador-geral de Planeamento do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (DPROFAA), Márcio Maffili, o custo financeiro e social para reforma e ampliação do aeroporto já existente no município seria muito superior do que construir um novo aeródromo em outra área, já que o projeto incluiria desapropriações de bairros próximo do atual terminal, que deixará de operar assim que o novo estiver pronto.

O novo sítio fica a cerca de 20 quilómetros do atual Aeroporto Coronel Virgílio Távora (nossa imagem), próximo à Rodovia CE-178, e atendeu a critérios já estabelecidos, como distância até o centro urbano, vias de acesso, uso do solo na zona do aeroporto – ruído compatível, direção dos ventos, proximidade de outros aeródromos, movimentação de terra, dimensões de área e possibilidade de expansão, dentre outros aspectos operacionais e geográficos.

O Programa de Aviação Regional foi criado em 2012 com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras. Para isso, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República vai investir cerca de 7,3 mil milhões de reais na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Azores Airlines inicia novas rotas nacionais e internacionais no próximo mês de junho

A companhia aérea portuguesa Azores Airlines estreia, a partir...

Aumento para 45 movimentos/hora no atual Aeroporto de Lisboa requer estudo, esclarece o Governo

O aumento de capacidade do Aeroporto Humberto Delgado, em...