A TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai realizar um voo diário entre os aeroportos de Luanda, capital do País, e Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), anunciou nesta segunda-feira, 19 de Janeiro, o ministro dos Transportes angolano.
Augusto da Silva Tomás comentava a assinatura de acordos de cooperação nos domínios dos transportes rodoviário, ferroviário, fluvial e aéreo entre Angola e a RDC, no quadro da visita oficial de algumas horas do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, ao país vizinho.
O governante disse que estão igualmente previstos dois voos semanais de carga entre as duas capitais, sublinhando haver “apenas” algumas questões a regulamentar para o reatamento das operações da TAAG para Kinshasa.
Augusto Tomás afirmou que os acordos (rodoviário, ferroviário, fluvial e aéreo) entre Angola e a RDC vão reforçar a cooperação entre os dois países e influenciar o comportamento dos mercados, bem como as trocas comerciais e serviços entre si.
O ministro disse tratar-se de protocolos que vão permitir criar condições para legitimar e tornar melhor a transporte de pessoas e mercadoria entre os dois países.
A TAAG já realizou anteriormente voos regulares entre Luanda e Kinshasa. Contudo as ligações encontravam-se suspensas desde há três anos.
- A informação foi veiculada pela agência noticiosa Angop