A TACV, companhia aérea de bandeira da República de Cabo Verde, vai retomar esta semana os voos regulares para a ilha cabo-verdiana do Fogo, suspensas na sequência da erupção vulcânica que afecta a ilha desde o passado dia 23 de Novembro.
Um comunicado da companhia aérea, divulgado no fim-de-semana, indica que a decisão foi tomada na sequência de uma visita técnica efectuada por uma equipa do Departamento de Qualidade e Segurança Operacional da TACV à pista do aeroporto de São Filipe no dia 30 de Dezembro, para analisar a situação.
“A reconfirmação do abrandamento da atividade vulcânica permite à companhia iniciar a programação dos voos em data a ser confirmada na segunda-feira dia 5 de Janeiro”, explica a nota de imprensa.
Segundo a mesma fonte, a equipa técnica da TACV constatou a “aceitabilidade dos riscos” e recomendou o início das operações para a ilha do Fogo.
Os voos internos de e para a ilha do Fogo foram suspensos em Novembro passado devido à elevada quantidade de cinzas e poeiras da erupção vulcânica.
Na altura, havia um “alerta vermelho” da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, na sigla inglesa), que recomendou o desvio da rota para oeste a todos os aviões que utilizavam o espaço aéreo do arquipélago.
A ilha do Fogo dispõe apenas de um aeródromo onde aterram apenas aviões de pequeno porte, como os ATR 72 e ATR 42, dos TACV, não reunindo condições para receber aparelhos de maior dimensão.
O tráfego aéreo de e para as outras ilhas do arquipélago – Maio e São Nicolau, (ambos com aeródromos) – Cidade da Praia (Santiago), Sal, São Vicente e Boavista (aeroportos internacionais) não foram afetados pela erupção do Vulcão da ilha do Fogo.