A TAM – Linhas Aéreas Brasileiras acaba de anunciar algumas mudanças no serviço de bordo nos voos com as suas aeronaves de longo curso, a partir da próxima época de Inverno IATA 2014-2015.
Uma das mudanças tem a ver directamente com o seu pessoal de cabina e de assistência aos passageiros a bordo. Assim, a TAM decidiu criar uma nova categoria de comissário que passará a denominar-se de ‘chefe de serviço a bordo’ e que será integrado em todas as viagens internacionais, desde que voadas por aparelhos de dois corredores.
Trata-se de uma posição existente já, e desde há alguns anos, nas companhias asiáticas, nomeadamente nas dos Emirados Árabes, em que esse tripulante tem uma missão de coordenação e auditoria de todo o serviço que é prestado a bordo, um pouco na perspectiva hoteleira de satisfação total do cliente, em termos de conforto e de estada a bordo.
A observância das normas de segurança e de todo o trabalho técnico prestado pelos comissários de bordo continua na dependência directa do chefe de cabina, que de qualquer modo responderá também ao chefe de voo, investido em funções de coordenação total da cabina de passageiros.