Bem-vindo, !|Sair

TAM lidera mercado doméstico brasileiro, seguida pela GOL, Azul e Avianca

De acordo com os resultados consolidados de Outubro das empresas integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) – AVIANCA, AZUL, TAM e GOL –, a procura de lugares nos voos das companhias de transporte aéreo doméstico teve uma alta de 6,4% sobre o mesmo mês de 2013. O número fica acima do acumulado do ano, que regista uma subida média de 5,5%.

A oferta também se apresentou em alta, pelo segundo mês consecutivo, avançando 2,6%. Nos primeiros dez meses deste ano, a oferta vem sendo gerida atentamente pelas empresas aéreas tendo em, vista a melhoria da eficiência e mantém-se virtualmente estável em relação a 2013.

Com a demanda crescendo a uma taxa mais alta que a da oferta na comparação mensal, mais uma vez o fator de aproveitamento da indústria apresentou melhora: subiu 2,9 pontos percentuais, atingindo 80,8%. No ano, o LF (load factor) regista um índice de 79,6%, em alta de 4,1 pontos percentuais sobre 2013.

Os passageiros embarcados pelas empresas associadas na ABEAR em voos domésticos em Outubro somaram 7,3 milhões, 6,7% a mais que em 2013. De Janeiro a Outubro já chega a 66,4 milhões o total de viagens de avião realizadas por utentes das companhias aéreas dentro do Brasil (+4%).

No mês Outubro passado, o mercado aéreo doméstico ficou dividido da seguinte forma: a TAM teve 39,14% de quota de mercado, seguida pela GOL, com 36,36%, pela AZUL, com 15,99%%, e pela AVIANCA, com 8,51%.

 

Totais móveis – A avaliação de 12 intervalos dos totais móveis (séries consolidadas de resultados de 12 meses, registadas mês a mês) projeta nesse momento uma taxa anualizada de demanda em alta de 5,7%, para uma oferta com pequeno crescimento de 0,5%, taxas praticamente estáveis em relação à última análise.

 

Internacional – A demanda por transporte aéreo seguiu em alta em Outubro, ainda que em níveis mais modestos que em Agosto e Setembro. O indicador avançou 3,5% em relação a 2013. A oferta de viagens internacionais no mês teve uma pequena elevação de 0,5%. A taxa de ocupação segue em um patamar muito saudável para a indústria, 85%, com melhoria de 2,5 pontos percentuais sobre o ano anterior.

Outubro viu o início das operações internacionais da AVIANCA na rota Fortaleza-Bogotá. A parcela de mercado obtida, entretanto, ainda é muito pequena, apenas 0,05%. A TAM segue como líder do segmento entre as aéreas brasileiras, com 84,91%, seguida pela GOL, com 15,05% de participação.

As associadas da ABEAR embarcaram 427 mil passageiros em voos internacionais no mês, um progresso de 6,9% sobre o registado em 2013. Em todo o ano de 2014 são pouco mais de 4 milhões de passageiros internacionais embarcados, uma subida de cerca de três por cento.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica