A TAP Air Portugal vai trabalhar com 22 aviões Airbus A319 a partir do próximo mês de março. Já se encontra em Lisboa uma aeronave deste modelo que foi alugada a uma empresa aérea francesa.
O A319 chegou à companhia portuguesa na passada semana e vem da frota da companhia francesa Aigle Azur. Segundo informações que o ‘Newsavia’ obteve de boa fonte a aeronave estará ao serviço da companhia portuguesa enquanto for necessária e destina-se a integrar a frota que ficará disponível no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, no norte do País, onde a TAP anunciou no final do ano passado a retoma de rotas europeias e outras que terão períodos de maior procura em plena época de Verão (março a outubro de 2018).
O avião, que tem o número de fábrica 2477, fez o seu primeiro voo em 2006, passando a ser o avião mais novo da empresa aérea portuguesa no que respeita à frota de A319, agora com um total de 22 aeronaves. O último avião deste modelo a integrar a frota, o CS-TTS (número de fábrica 1765), veio da Air Canada, e conta atualmente com quase 16 anos de serviço. Continua a ser, até à integração do avião que agora chegou a Portugal, o mais novo da frota dos A319 na companhia aérea portuguesa.
O A319 que chega da Aigle Azur, onde entrou em 2010, foi entregue novo à companhia espanhola Iberia, em 2006, em cuja frota voou quatro anos com o registo EC-JXA, antes de passar para a Aigle Azur, companhia que integra o portfólio das empresas de que David Neeleman (LINK notícia relacionada), sócio do consórcio ‘Atlantic Gateway’ que adquiriu 45% do capital da TAP Air Portugal, é acionista.